Ter um treinamento para equipes de vendas e pós vendas, é fundamental para uma equipe turbinada. Na sua empresa, a equipe comercial precisa conhecer técnicas de vendas e abordagens, para alcançar bons resultados. Para falar sobre esse assunto, entrevistei o especialista em vendas e treinamentos, Ciro Julien, que ensinou etapas básicas para você utilizar na sua empresa:
Conteúdo
O básico para uma boa equipe de vendas
Como deu para ver na aula, existem etapas básicas para montar uma equipe de vendas bem treinada:
1. O treinamento precisa ser um pilar na sua empresa
O treinamento de vendas é um dos pilares das empresas que alcançam grandes resultados!
Segundo pesquisa da CSO Insights, vendedores bem treinados conseguem fechar 10,3% a mais de negócios, do que vendedores que foram mal treinados.
Se a empresa não faz treinamentos, a diferença pode ser maior ainda.
Por isso, mais que um método, o treinamento precisa ser cultural na sua empresa.
2. Defina o escopo do treinamento
O básico do bom vendedor é ser especialista sobre a empresa que trabalha, e conhecer o produto que vende.
Por isso, antes de contratar, o gestor defina um programa de treinamento, pontuando o que é importante ensinar.
Falando ainda sobre a contratação do time de vendas, veja o post abaixo:
Como Contratar Vendedor Externo: Dicas valiosas para o processo seletivo da sua equipe
3. Treinamento de entrada
O treinamento de entrada é um processo que deve ser feito com todos que entram na equipe.
“Se você quer ser minimamente previsível e escalável no seu time, você tem que trenar todos os vendedores da mesma maneira”
Ciro Julien – Especialista em Vendas e Treinamentos
Seja o gerente ou supervisor de uma equipe, ou até mesmo o dono da empresa, é necessário que tenha um responsável por esse processo na empresa.
Essa pessoa precisa ser comprometida em nivelar a equipe por cima, visando sempre os objetivos da empresa.
Além disso, o responsável precisa garantir a eficácia do processo, colocando à prova a capacidade dos vendedores, e acompanhando suas atividades na prática.
4. Treinamento continuado
O vendedor precisa ser treinado periodicamente, durante todo o tempo que prestar serviços para empresa.
A importância do treinamento continuado, é garantir que o colaborador esteja atualizado com as técnicas de vendas, tendências do mercado e do segmento no qual a empresa atua.
Pós-venda
Agora, quando falamos de relacionamento com o cliente, técnicas de pós-vendas são essenciais para evitar o churn.
Saber a experiência do consumidor, e se o cliente gostou do que foi oferecido, deve ser uma das principais metas da empresa.
O seu pós-venda precisa tratar o cliente com a mesma paixão e entusiasmo de quando foi realizada a venda.
Qualquer coisa abaixo disso, prejudicará a imagem da sua empresa perante o cliente.
Além disso tudo, um cliente satisfeito sempre comprará de você, e fará a indicação de novos clientes também.
Portanto, é preciso treinar o seu vendedor (ou quem cuida do pós-venda), para executar ações, como:
- Atendimento profissional do cliente (Mantenha contato);
- Utilização ao máximo do seu produto ou serviço;
- Contar sobre novidades do seu produto ou serviço;
- Pesquisas de satisfação do cliente.
Esse é o básico de um treinamento de pós-vendas.
Forjando um vendedor
É normal que o tempo e dinheiro investido para a formação de um bom vendedor, cause expectativa na coleta dos resultados.
O tempo em que o funcionário levará para se tornar um vendedor, está relacionado ao seu comprometimento pessoal, mas também ao processo de treinamento.
Por isso, a clareza dos processos e a didática do treinamento, são essenciais para determinar em quanto tempo o colaborador apresentará resultados.
Para o especialista em treinamento, Ciro Julien, o vendedor poderá levar de 3 a 6 meses até estar capacitado para a função.
É possível aprender a vender?
No processo de seleção para área comercial, alguns gestores buscam candidatos que demonstrem traços de um bom vendedor.
Para o Ciro, isso é um equivoco, pois o processo de vendas envolve muito mais que a labia do vendedor.
Sendo as vendas um processo com começo, meio e fim, cada empresa pode desenhar e encontrar o seu melhor método, treinando sempre os vendedores para isso.
Conclusão
O processo de vendas não é simples, e exige muito esforço para garantir que a equipe seja produtiva e alcance os resultados desejados.
A importância do treinamento é justamente na organização desse esforço e, também, na certeza de que toda equipe estará no mesmo nível de desenvolvimento.
Quer saber um pouco mais sobre a importância do treinamento da equipe? Dá uma olhada nesse post que eu fiz:
Treinamento de Vendas Externas: A sua empresa pode estar perdendo dinheiro
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