Ter um treinamento para equipes de vendas e pós vendas, é fundamental para uma equipe turbinada. Na sua empresa, a equipe comercial precisa conhecer técnicas de vendas e abordagens, para alcançar bons resultados. Para falar sobre esse assunto, entrevistei o especialista em vendas e treinamentos, Ciro Julien, que ensinou etapas básicas para você utilizar na sua empresa:

Este é apenas um trecho da entrevista no Curso Equipes Externas Turbinadas.

O básico para uma boa equipe de vendas

Como deu para ver na aula, existem etapas básicas para montar uma equipe de vendas bem treinada:

1. O treinamento precisa ser um pilar na sua empresa

O treinamento de vendas é um dos pilares das empresas que alcançam grandes resultados!

Segundo pesquisa da CSO Insights, vendedores bem treinados conseguem fechar 10,3% a mais de negócios, do que vendedores que foram mal treinados.

Se a empresa não faz treinamentos, a diferença pode ser maior ainda.

Por isso, mais que um método, o treinamento precisa ser cultural na sua empresa.

2. Defina o escopo do treinamento

O básico do bom vendedor é ser especialista sobre a empresa que trabalha, e conhecer o produto que vende.

Por isso, antes de contratar, o gestor defina um programa de treinamento, pontuando o que é importante ensinar.

Falando ainda sobre a contratação do time de vendas, veja o post abaixo:

Como Contratar Vendedor Externo: Dicas valiosas para o processo seletivo da sua equipe

3. Treinamento de entrada

O treinamento de entrada é um processo que deve ser feito com todos que entram na equipe.

“Se você quer ser minimamente previsível e escalável no seu time, você tem que trenar todos os vendedores da mesma maneira”

Ciro Julien – Especialista em Vendas e Treinamentos

Seja o gerente ou supervisor de uma equipe, ou até mesmo o dono da empresa, é necessário que tenha um responsável por esse processo na empresa.

Essa pessoa precisa ser comprometida em nivelar a equipe por cima, visando sempre os objetivos da empresa.

Além disso, o responsável precisa garantir a eficácia do processo, colocando à prova a capacidade dos vendedores, e acompanhando suas atividades na prática.

4. Treinamento continuado

O vendedor precisa ser treinado periodicamente, durante todo o tempo que prestar serviços para empresa.

A importância do treinamento continuado, é garantir que o colaborador esteja atualizado com as técnicas de vendas, tendências do mercado e do segmento no qual a empresa atua.

Pós-venda

Agora, quando falamos de relacionamento com o cliente, técnicas de pós-vendas são essenciais para evitar o churn.

Saber a experiência do consumidor, e se o cliente gostou do que foi oferecido, deve ser uma das principais metas da empresa.

O seu pós-venda precisa tratar o cliente com a mesma paixão e entusiasmo de quando foi realizada a venda.

Qualquer coisa abaixo disso, prejudicará a imagem da sua empresa perante o cliente. 

Além disso tudo, um cliente satisfeito sempre comprará de você, e fará a indicação de novos clientes também.

Portanto, é preciso treinar o seu vendedor (ou quem cuida do pós-venda), para executar ações, como:

  • Atendimento profissional do cliente (Mantenha contato);
  • Utilização ao máximo do seu produto ou serviço;
  • Contar sobre novidades do seu produto ou serviço;
  • Pesquisas de satisfação do cliente.

Esse é o básico de um treinamento de pós-vendas. 

Forjando um vendedor

É normal que o tempo e dinheiro investido para a formação de um bom vendedor, cause expectativa na coleta dos resultados.

O tempo em que o funcionário levará para se tornar um vendedor, está relacionado ao seu comprometimento pessoal, mas também ao processo de treinamento.

Por isso, a clareza dos processos e a didática do treinamento, são essenciais para determinar em quanto tempo o colaborador apresentará resultados.

Para o especialista em treinamento, Ciro Julien, o vendedor poderá levar de 3 a 6 meses até estar capacitado para a função.

É possível aprender a vender?

No processo de seleção para área comercial, alguns gestores buscam candidatos que demonstrem traços de um bom vendedor.

Para o Ciro, isso é um equivoco, pois o processo de vendas envolve muito mais que a labia do vendedor.

Sendo as vendas um processo com começo, meio e fim, cada empresa pode desenhar e encontrar o seu melhor método, treinando sempre os vendedores para isso.

Conclusão

O processo de vendas não é simples, e exige muito esforço para garantir que a equipe seja produtiva e alcance os resultados desejados.

A importância do treinamento é justamente na organização desse esforço e, também, na certeza de que toda equipe estará no mesmo nível de desenvolvimento.

Quer saber um pouco mais sobre a importância do treinamento da equipe? Dá uma olhada nesse post que eu fiz:

Treinamento de Vendas Externas: A sua empresa pode estar perdendo dinheiro

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE