Serviços de manutenção predial são ações importantes na zeladoria de edifícios, sejam eles comerciais, ou residenciais.
Esse tipo de serviço, muitas vezes, passa despercebido pelas pessoas, e sofre com desvalorização e falta de modernização.
No post de hoje, mostraremos o que são os serviços de manutenção predial, a sua importância e como o planejamento pode ajudar as empresas que trabalham com profissionais na rua.
Conteúdo
O que é manutenção predial?
Manutenção predial é uma série de serviços que cuidam de toda a infraestrutura de uma edificação, incluindo sistemas estruturais, elétricos e hidráulicos.
As responsabilidades pelos serviços prestados podem variar de prédio para prédio, podendo incluir, desde torneiras com vazamentos até grandes reparos.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dividiu os serviços de manutenção predial em 4 tipos:
- Restauração: intervenção corretiva para restaurar algo, como vazamentos.
- Reparação: serviços de reparo para aumentar a vida útil de equipamentos e instalações
- Conservação: serviços de rotina, como jardinagem, limpeza, etc.
- Modernização: trocas e ajustes buscando a melhoria de equipamentos e instalações.
Normalmente, as empresas de prestação de serviços separam em 2 tipos: Manutenção Corretiva e Manutenção Preventiva.
Na preventiva, são realizadas ações de acompanhamento periódico da infraestrutura do prédio, com o objetivo de corrigir falhas e minimizar problemas futuros.
Enquanto que, a manutenção corretiva, se trata de todas as intervenções para resolver problemas e falhas, como por exemplo, elevador sem funcionamento, vazamentos, entre outros danos ocorridos na infraestrutura predial.
Em estudo realizado pela Câmara de Inspeção Predial de São Paulo, junto com o Corpo de Bombeiros do Estado, chegou-se à conclusão de que 66% dos acidentes prediais são provenientes de falhas de manutenção.
As principais atividades da manutenção predial
Os serviços de manutenção predial incluem variados processos e atividades, que devem ser realizados com certa periodicidade quando preventivas, e esporadicamente quando corretivas.
As principais atividades da manutenção predial são:
- Reparos aos hidráulicos (encanamentos, infiltrações, vazamentos, etc);
- Sistemas de segurança e monitoramento;
- Reparos e cuidados de sistemas elétricos (fiação, lâmpadas, disjuntores,etc);
- Checagem de sistemas de prevenção de incêndios;
- Manutenção de elevadores, instalações de gás e ar condicionado;
- Limpeza e serviços de jardinagem;
- Entre outros serviços.
Planejamento e gestão para serviços de manutenção predial
O básico que toda empresa de prestação de serviços deve fazer é um planejamento das atividades que serão realizadas na manutenção predial.
É necessário que você utilize um sistema ou uma simples planilha, para planejar e agendar as ações preventivas da equipe de prestação de serviço.
Considere sempre padronizar os procedimentos que serão adotados, os locais e os equipamentos que serão utilizados.
E se você está achando que planejamento só serve para manutenção preventiva, saiba que serve para manutenção corretiva também.
Em um estudo realizado pelo Conselho Internacional da Construção, constatou-se que um reparo de um problema predial pode custar até 125 vezes mais alto, se não for realizado o mais breve possível..
Planejar pode parecer trabalhoso, mas acredite: não planejar a sua equipe externa só fará de você um bombeiro que vive apagando incêndio.
Fiz um vídeo sobre Planejamento da sua equipe externa para o meu canal, e recomendo muito que você assista:’
Um outro passo importante é fazer a gestão das informações de todas as atividades da equipe externa na rua.
Sua empresa precisa ter tudo documentado, com nomes dos clientes, tipos de serviços prestados, datas e detalhes do que foi realizado na visita.
Uma forma de fazer esse controle é por meio de uma ordem de serviço, que conterá todos esses detalhes.
Sua equipe de prestação de serviços é o principal ativo!
Para encerrar o post de hoje, vou reforçar algo que já falei algumas vezes aqui no blog:
A equipe de prestação de serviços é o principal ativo da sua empresa!
Gosto sempre de destacar que, para os clientes dos seus serviços, o seu prestador é a sua empresa!
É necessário treinar a sua equipe, e promover incentivos e premiações alinhados com a satisfação dos clientes.
Se você não sabe por onde começar, vou deixar aqui um Guia Definitivo para Alta Produtividade na Gestão de Equipes Externas.
Neste guia você vai aprender os pilares da produtividade e entender como você pode tornar o seu prestador de serviço mais produtivo.
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