Reduzir a burocracia é um desafio para o brasileiro, pois sabemos que nossa terra é campeã nisso.
Você experimenta isso do início ao fim da jornada, da abertura ao fechamento de uma empresa.
São predominantes as culturas de “excessos de comprovações” “dificuldades para criar facilidades” e “você está errado até que me prove o contrário”.
Tudo isso gera uma ineficiência enorme e custos extras para as empresas, tornando o nosso país improdutivo e pouco competitivo.
É claro que a burocracia e os processos são necessários em qualquer atividade econômica, porém devem ser pensados em facilitar e não em dificultar.
Num ambiente já burocrático, as empresas erram em alguns aspectos:
- Relatórios desgastantes;
- Ordem de serviço feita a mão;
- Contratos exageradamente extensos;
- Renovações contratuais.
Conteúdo
Relatórios desgastantes:
Não atole seus funcionários externos com relatórios desgastantes.
Quem trabalha na rua já tem muitas dificuldades: trânsito, insegurança, dificuldade de estacionamento, etc.
Depois de um dia intenso, ter que parar e preencher planilhas e relatórios é quase um castigo.
Além disso, a consistência das informações dependerá da lembrança de seu funcionário.
Automatize essa rotina, de forma que o relatório seja preenchido na própria visita.
Isso facilita a rotina externa e dá mais segurança as informações fornecidas pelos funcionários.
Como fazer isso? Simples: Implantando tecnologia no smartphone
Ordem de serviço feita a mão
O papel ainda toma conta da nossa rotina.
Eliminá-lo faz um bem enorme ao meio ambiente e à economia da empresa. Pois o desperdício de tempo em imprimir, preencher repetidas vezes e armazenar os papéis, são enormes.
Na era do digital, do touchscreen e do cloud computer, é impensável não eliminar a burocracia “natural” do papel.
Contratos exageradamente extensos
A segurança jurídica é importante para qualquer negócio, mas existem alguns abusos.
Já contratei prestação de serviço que considerava simples a minha empresa, com aquele contrato de 50 folhas para ler e assinar.
Aí fica naquele enorme entrave de ”juridiquês”, lá e cá.
Hoje em dia com a assinatura digital, pense e repense se o seu modelo de contrato está ajudando ou atrapalhando os seus negócios.
Renovações contratuais
Eu cultivo uma filosofia: se você faz seu cliente assinar uma renovação, você está abrindo a possibilidade também dessa assinatura ser com um concorrente.
O cliente já não está na sua base? Já não é conhecido o seu histórico de pagamentos?
Para que fazê-lo assinar tudo novamente?
Simplifique a vida de quem garante o sucesso do seu negócio!
Xô burocracia!
A tecnologia digital e o smartphone são agentes da alta produtividade e te ajudarão nessa corrente pelo fim do excesso da burocracia.
Venha para essa corrente você também, experimente!
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