Você já parou para pensar por que a produtividade da sua equipe externa não atinge as expectativas?
Manter seus funcionários em alto nível pode ser um verdadeiro desafio.
Neste artigo, vou compartilhar 7 dicas para te ajudar a transformar a produtividade da sua equipe externa. Vamos lá?
Conteúdo
Qual é a sua fórmula de sucesso?
Toda equipe de alta performance tem uma coisa em comum: uma fórmula de sucesso.
A fórmula de sucesso é um conjunto de processo padronizados que comprovadamente funcionam.
As maiores empresas do mundo trabalham com padrões que funcionam.
Pense no Mc Donalds, por exemplo: cada lanche segue um rígido processo para que ele seja produzido de forma rápida e eficaz.
Por isso, o diferencial que fará sua equipe mais produtiva e vendendo mais que os seus concorrentes, é a fórmula de sucesso.
Vamos para as dicas!
1 – Crie sua fórmula de sucesso
O mesmo princípio do Mc Donalds pode ser aplicado na sua equipe externa.
Identifique o que funciona e documente esses processos.
Seja um método de venda, um atendimento ao cliente fora da curva, ou uma abordagem de prospecção.
Assim, todos sabem o que fazer para alcançar os melhores resultados.
2 – Assegure a Adesão à Fórmula
Ter uma fórmula de sucesso é apenas o primeiro passo. Agora, você vai precisar que sua equipe siga ela à risca.
O ser humano tende a interpretar instruções de maneiras diferentes.
Por isso, ferramentas como checklists e aplicativos podem nivelar o processo.
Utilize um checklist digital que os membros da equipe possam acessar em seus celulares para assegurar que cada passo está sendo seguido.
Além disso, se o seu tempo permitir, realize visitas por amostragem para verificar a aplicação correta da fórmula em campo.
3 – Ofereça Suporte e Treinamento Contínuo
Um colaborador despreparado é sinônimo de perda de tempo e recursos.
O treinamento contínuo é essencial para garantir que sua equipe esteja sempre pronta para enfrentar os desafios diários.
Realize dinâmicas em grupo e peça para os funcionários apresentarem suas abordagens de venda. Se eles não conseguem convencê-lo, dificilmente convencerão um cliente.
Acredite, você verá a produtividade da sua equipe aumentar conforme fizer os treinamentos.
4 – Planejamento e Monitoramento de Visitas
Utilize a tecnologia para roteirizar as visitas de forma estratégica, priorizando áreas com maior potencial de vendas.
Além disso, ferramentas de check-in e check-out podem te ajudar no registro das visitas, para analisar em um relatório futuramente.
5 – Implemente Incentivos e Reconhecimentos
Um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, afirma: funcionários felizes são 12% mais produtivos.
Por isso, experimente introduzir um plano de premiação para vendas.
Para equipes técnicas, você pode estabelecer um sistema de avaliação de satisfação do cliente, e oferecer incentivos baseados na qualidade do serviço.
A motivação financeira pode impulsionar a produtividade da equipe.
6 – Use métricas para gerar ações
A medição de indicadores é a chave do sucesso.
Estabeleça métricas claras para avaliar a quantidade de visitas, o nível de interesse gerado e as conversões em vendas.
Utilize essas informações para:
- Monitorar o desempenho da equipe;
- Identificar áreas de melhoria;
- Treinar e capacitar sua equipe.
7 – Não pare de evoluir
A melhoria contínua é um processo lento, mas poderoso.
Portanto, não subestime 1% de melhoria na produtividade.
Incentive sua equipe a evoluir e ofereça suporte para que eles possam implementar essas melhorias.
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