Ainda vejo que muitos gestores não conseguem tirar o máximo de proveito da equipe externa, e um dos motivos é a falta do planejamento automático de visitas.
Por isso, trouxe um caso real para inspirar a mudar isso, onde o bom uso da tecnologia fez uma equipe ir de 70 para 150 visitas por dia.
Conteúdo
Sobre o entrevistado
Para escrever este post, eu pude contar com a colaboração do Lucas Andrade, responsável pelo uso do Contele Gestor de Equipes em sua empresa, a B2X Fortaleza.
Lucas trabalha em uma assistência técnica autorizada pela Samsung, que realiza serviço de manutenção em smartphones e eletrodomésticos.
Sua equipe externa atua em torno dos chamados de clientes que necessitam de reparos técnicos em celulares, geladeiras, ar condicionado, entre outros produtos.
“Planejamos as visitas aos clientes através do Contele Gestor de Equipes para garantirmos um melhor deslocamento” – Lucas Andrade
Qual a vantagem de roteirizar as visitas?
Já explicamos muitas vezes aqui no blog como o planejamento automático de visitas e a roteirização podem economizar horas no dia de uma equipe externa.
Porém, mesmo apresentando argumentos, é comum ficar com um pé atrás sobre a efetividade da implementação de tecnologia na gestão.
Lucas Andrade é a prova viva dessa transformação.
Antes de implementar o Contele Gestor de Equipes, ele realizava o cadastro de clientes e o agendamento de visitas de forma manual.
“Antigamente, a gente perdia um dia inteiro apenas para roteirizar as visitas. Hoje, basta selecionar os clientes que um funcionário deverá visitar, que o Contele Gestor de Equipes traceja as rotas” – Lucas Andrade
Para que o cadastro de clientes no sistema seja rápido, a equipe do Lucas criou uma planilha que contém as informações necessárias para cadastrar um local, colocou todos os clientes nela e importou diretamente no Contele Gestor de Equipes.
Existem critérios para criar um planejamento de visitas?
Um planejamento bem feito está de acordo com o quanto sua equipe pode produzir.
Por isso, ele precisa considerar:
- O número de chamados por dia;
- O tamanho da equipe externa;
- Trânsito;
- Tempo médio em visita.
Neste quesito, os relatórios do Contele Gestor de Equipes com a porcentagem de visitas completas, fez com que o Lucas chegasse no planejamento perfeito para sua equipe externa.
“Com os dados que o sistema entrega, eu pude perceber que um funcionário não consegue realizar 26 visitas em um dia, mas 21 visitas consegue.” – Lucas Andrade
Com isso, Lucas passou a criar planejamentos com no máximo 21 rotas, para zerar a quantidade de visitas atrasadas ou não realizadas.
Quais foram os ganhos em planejar as visitas?
O principal ganho ao planejar visitas está na produtividade.
Lucas conta que, depois de implantar o Contele Gestor de Equipes, o número de visitas por semana subiu de 70 para 150, um aumento maior que 100%.
Esse aumento foi possível por conta da organização e automatização de processos que a tecnologia traz.
Não foi necessário aumentar a jornada de trabalho da equipe externa, ou passar mais tempo no escritório.
Você imagina sua gestão hoje sem o Contele Gestor de Equipes?
A resposta é não.
Após se livrar de horas de tarefas repetitivas, o que menos desejamos é voltar a realizar elas.
Além disso, sem tecnologia, Lucas não conseguiria acompanhar o ritmo, o que iria resultar em:
- Menos visitas;
- Insatisfação do cliente;
- Diminuição do lucro.
Teste o Contele Gestor de Equipes gratuitamente
Como visto, é possível dobrar os resultados da sua equipe externa apenas com o planejamento automático de visitas.
Caso queira experimentar essa ferramenta, é possível utilizar o Contele Gestor de Equipes gratuitamente.
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