Ter controle sobre tudo que é feito na visita é meta para todo gestor que cuida da equipe externa de uma empresa.
Mas essa não é uma tarefa tão simples, se considerar que existem equipes de diversos tamanhos, e que alguma empresas contam com diversos colaboradores espalhados por todo país.
Por isso, para que esse controle seja feito de forma eficaz, o gestor precisa ter técnicas, métodos e ferramentas para saber de tudo que realmente acontece com seu colaborador no cliente.
Se você quer turbinar sua equipe na venda ou prestação de serviço, eu vou mostrar Os 6 Passos para Excelência na Visita Externa.
Conteúdo
Ter uma equipe externa ainda traz resultado?
Com o avanço da tecnologia e sua estabilidade, muitas empresas escolheram por novas formas de se relacionar com o público, tanto na prospecção quanto na relação com os clientes.
Algumas equipes comerciais, agora fazem sua vendas, consultorias e atendimentos no geral de forma online, por conferência, mensagens ou ligação.
Mas o fato permanece, uma equipe externa traz muito mais resultados!
Alguns estudos revelaram que uma equipe de campo vende em média 22% a mais que uma equipe de vendas internas.
Por isso, se você tem uma equipe externa, é muito importante saber usar todos os recursos para que suas ações sejam focadas no resultado.
Ainda nesse conteúdo, vamos ver 6 passos para ter total controle da visita da sua equipe externa.
6 Passos para controle da visita da equipe externa
Se você quer ter uma equipe turbinada com atendimento de alto padrão na visita técnica ou comercial, você precisa seguir esses 6 passos:
- Roteirização ;
- Check-in e Check-out;
- Manual da visita e treinamento;
- Informação em tempo real;
- Relatório de Visitas;
- Dados de produtividade.
1. Roteirização
A roteirização para equipe externa é um recurso importante para o controle das visitas.
Ter o planejamento da melhor rota antes de ir para o cliente, é uma ótima maneira de ganhar tempo e evitar o trânsito.
Com um bom sistema de gestão, como o Contele Gestor de Equipes, o gestor ainda pode verificar a rota percorrida pelo colaborador para ter certeza que foi utilizado o melhor caminho para chegar no cliente.
2. Check-in e Check-out
Além da roteirização, existe uma outra forma de garantir que o colaborador está no local da visita.
O Check-in e Check-out é utilizado para registrar o horário exato de entrada e saída do funcionário externo no cliente.
Além de indicar a pontualidade do seu colaborador, revela também o tempo de duração da visita, que é uma outra forma de controle que pode ser muito útil para sua gestão.
Este também é um recurso que um bom sistema de gestão de equipes externas deve oferecer, se quiser saber mais sobre o Check-in e Check-out, dá uma olhada nesse post:
Controle de Visitas Externas: Sua equipe faz check-in no cliente?
3. Manual da visita e treinamento
A melhor forma de ter controle do que acontece na visita é com manual da visita e treinamento.
Seja sua equipe técnica ou comercial, é muito importante ter de forma detalhada todo o passo a passo do que o colaborador deve fazer na frente do cliente, assim como as informações que deve coletar na visita.
Além disso, o gestor deve fazer o treinamento da sua equipe de acordo com o seu manual, para ter certeza que o funcionário saberá colocar em prática todas as orientações passadas.
4. Informação em tempo real
Para o gestor ter controle da visita, é fundamental que ele tenha todas as informações em tempo real.
Além do controle eficaz, esse benefício vai além com a facilidade que ele oferece para o colaborador sair sem pendências da visita.
Isso acaba com a burocracia do funcionário precisar levar as informações da visita para empresa, o que gera aumento de produtividade para toda equipe.
5. Relatório de Visitas
O Relatório de Visitas é um recurso fundamental para esse controle das equipes externas.
Visualizar na íntegra tudo o que ocorreu na visita, é uma maneira de controlar e garantir que o processo está ocorrendo da melhor forma.
Além disso, sejam visitas técnicas ou comerciais, os relatórios são essenciais para conhecer melhor o seu cliente e suas necessidades.
Gravei um vídeo com o gerente de produtos, Marco Antônio, para mostrar como funciona o relatório de formulários do Contele Gestor de Equipes:
6. Dados da Produtividade
Para o controle ter efeito positivo aumentando os resultados do seu time, o gestor precisa analisar os dados da produtividade da equipe.
Todas as informações coletadas na visita podem ser transformadas em indicadores, que devem ser analisados.
A partir da análise, o gestor pode criar comparativos e implementar métodos para nivelar a produtividade da equipe.
O Contele Gestor de Equipes possui um recurso próprio para essa análise, o Dashboard de Produtividade, dá uma olhada:
Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes
Conheça o Contele Gestor de Equipes
Nesse conteúdo, ficou bem claro como um sistema para gestão de equipes externas é essencial para ter controle eficaz da visita da sua equipe.
Conheça o Contele Gestor de Equipes e saiba como um sistema de gestão de equipes externas pode ajudar a sua equipe a alcançar a excelência nas visitas.
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