Quem gerencia uma equipe comercial, conhece os desafios acerca do monitoramento de vendas externas de uma empresa.
Fazer a leitura do que acontece na rua, sem utilizar uma tecnologia de ponta, não é fácil.
Muitas empresas pelo Brasil, ainda utilizam contatos telefônicos e mensagens de Whatsapp para fazer o controle dos vendedores na rua.
Essa era a realidade da YPF Lubrificantes, empresa fabricante de óleos e lubrificantes para motores.
Há 1 ano e meio atrás a YPF fez a escolha certa: implantar o Contele Gestor de Equipes.
Recentemente, o gerente regional da YPF, Jurandir Monzani, nos visitou aqui na Contele e resolvemos gravar uma entrevista para o meu canal, para mostrar como a tecnologia mudou a forma de conduzir a equipe externa.
Como fazer a gestão de equipes de vendas com o Contele Gestor de Equipes
Como deu para ver com o caso da YPF, a empresa gerencia a sua equipe comercial com cerca de 15 usuários, utilizando o Contele Gestor de Equipes.
A empresa utilizou o sistema para expandir as suas operações para novas regiões do Brasil.
Com o uso das informações obtidas pela ferramenta, a YPF pôde tomar ações mais assertivas nessa expansão.
O Contele Gestor de Equipes fornece diversas ferramentas para que o gestor consiga fazer esse controle comercial.
Planejamento e Roteirização das Visitas
Com a tecnologia do Contele Gestor de Equipes, é possível planejar a rotina da equipe de vendas antes de sair para a rua.
Utilizando o recurso de ‘’Melhor Rota’’, o sistema encontrará o melhor caminho para o cliente cadastrado, com integração ao Google Maps, Waze e Uber.
Monitoramento da Equipe de Vendas no Mapa
No sistema, o gestor tem acesso ao Mapa da Equipe, em que pode acompanhar a localização da equipe comercial, visualizando as visitas do dia, o mapa de calor e a melhor rota programada pelo sistema, que o usuário deve seguir.
Controle de Visitas
Através da tecnologia GPS, o Contele Gestor de Equipes garante que a visita realmente ocorreu, identificando se o check-in ocorreu próximo ao cliente e caso não tenha sido feito nas proximidades o gestor será informado nos relatórios.
Informações estratégicas do prospect
Pelo smartphone, a equipe comercial colhe informações estratégicas sobre o prospect por meio de formulários personalizados, checklist, comentários e fotos.
Tudo fica disponível para o gestor no sistema, sendo possível organizar e compilar as informações em relatórios e planilhas.
Mensuração de Resultados
Não importa quão bons são seus vendedores, se você não consegue mensurar e controlar os indicadores de performance de quem trabalha na rua.
Com o Contele Gestor de Equipes, é possível mensurar os resultados da equipe comercial e comparar seus integrantes, encontrando distorções e promovendo melhorias.
No relatório de produtividade, é possível visualizar informações relevantes sobre a equipe externa, como:
- Percentual de visitas realizadas;
- Percentual de visitas perdidas;
- Tempo média das visitas;
- Percentual de atrasos das visitas.
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