Para aumentar o aproveitamento das visitas externas da sua equipe, você precisa primeiro medir.
Para uma equipe crescer, é necessário fazer comparações entre os índices e métricas mês a mês ou de semana a semana, para ser guiado a melhor decisão.
No post de hoje, vou mostrar as Melhores Métricas e KPIs que vão aumentar a produtividade do seu time:
Conteúdo
O que são Métricas e KPIs?
O que é métrica: Medidas resultadas das ações dos seus colaboradores. Servem de base para o KPI.
Exemplo de métrica: Quantidade de visitas externas de um funcionário.
O que é KPI: O KPI (Key Performance Indicator), é um indicador criado a partir das métricas, e sua função é de gerar uma ampla visão da equipe por meio de um sistema.
Exemplo de KPI: Porcentagem de visitas completas e incompletas da equipe externa.
O que realmente importa para sua empresa?
Para toda empresa, principalmente aquelas com equipes comerciais, o objetivo delas é de vender.
Porém, até chegar ao objetivo final, existem ações e etapas que devem ser cumpridas, e quanto maior for a eficácia da sua equipe externa, maior será o número de vendas.
Você como gestor conseguirá melhorar os resultados das visitas externas analisando as métricas e KPI’s da sua equipe.
Métricas e KPIs para Equipes de Vendas
Uma equipe de vendas trabalha conforme o funil de vendas de Philip Kotler, guru de marketing.
Na teoria, o funil é formado por 3 etapas essenciais:
- Topo de funil: Parte responsável por gerar leads;
- Meio de funil: Lead começa a considerar a adquirir o produto/serviço;
- Fundo de funil: Lead se transforma em um cliente;
Imagem: Agência R8
Para uma equipe comercial, quanto maior a transpiração, maior serão os resultados.
Sendo assim, é importante você considerar como métrica e KPI:
- Número de visitas;
- Tempo médio de duração das visitas;
- Taxa de conversão de leads;
- Média do tempo de aquisição de um cliente;
Métricas e KPIs para Equipes Técnicas
A equipe técnica geralmente tem como objetivo prestar um serviço para o cliente final.
Por isso, a qualidade desse serviço deve ser impecável.
Se esse é o seu caso, as seguintes métricas podem te ajudar:
- Duração das Visitas;
- Feedback dos clientes;
- Porcentagem de visitas concluídas no dia;
Uma forma simples de garantir o feedback dos clientes é por meio de formulários, onde o técnico entrega ao cliente para preencher. Saiba mais:
Métricas e KPIs para Promotores
Os promotores são representantes da marca dentro de um ponto de venda.
Além das métricas básicas (visitas completas e incompletas) o gestor nesse caso precisa ter uma visão dos concorrentes.
Em um mercado tão disputado como o de varejo, é importante o gestor conhecer as boas práticas da concorrência e como está o seu “gramado”.
Por isso, adote práticas de fotografar o ambiente em que o produto ficará exposto, desta forma, você terá clareza do que estão fazendo.
Como gerar e acompanhar esses índices de desempenho
Agora, você sabe a importância de se trabalhar com dados.
Mas, como gerar esses KPIs na sua equipe externa?
A resposta é simples: Tecnologia!
Hoje em dia, temos tecnologia especializada e focada para o trabalho de equipes externas, onde se agrupam KPIs necessários para a manutenção da gestão.
No Contele Gestor de Equipes, o gestor tem acesso ao Dashboard de Produtividade, tela em que ficam agrupadas as principais métricas da sua equipe externa.
Entre as informações que o sistema dá, estão:
- Número de Visitas Completas e Incompletas;
- Visitas Perdidas e Atrasadas;
- Formulários respondidos;
- Duração das Visitas;
- Relação do tempo na visita e de deslocamento;
- Total de reembolso;
- E mais!
Além de tudo isso, você é capaz de exportar o relatório e enviar para um superior.
Conclusão
Trabalhar sem métricas é como trabalhar no escuro, sem visão e perspectiva.
Por isso, faço um convite para quem deseja mudar esse cenário e aumentar os resultados das visitas externas da sua equipe.
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