De tanto ouvir nossos gestores se queixando das dificuldades na gestão de equipes externas, fomos compilando informações comuns, e colocamos aqui as dores mais sinalizadas.
Tenho certeza de que você irá se identificar com alguma delas:
Dor 1: Indisciplina na equipe na rua
Brasileiro já tem fama de indisciplinado, e com a liberdade do serviço externo, parece que aumentam os sintomas.
Quando falamos de indisciplina, falamos em desvios de finalidade na rua e até coisas mais corriqueiras, como: Atraso na chegada ao cliente, a não execução das tarefas da visita dentro dos padrões e normas estabelecidos pela empresa, e por aí vai.
A indisciplina gera retrabalho, e quando uma equipe é indisciplinada fica difícil corrigir só com diálogo.
É necessário tecnologia e atitude!
Dor 2: Falta de organização e roteirização antes de ir para a rua
Diversas vezes, ao visitar empresas, me deparei com a programação sendo feita no quadro branco na parede.
Outro fator importante é a falta de planejamento antes de sair pra rua.
Existem muitos app de agenda, mas nenhum deles faz a roteirização e a melhor rota, e muitas vezes o trânsito mata a produtividade de quem trabalha na rua.
Não há mais como montar uma programação de atividades sem consultar o trânsito e a quilometragem dos roteiros.
É necessário tecnologia e atitude!
Dor 3: Excesso de papel no processo
Na maioria das pequenas empresas de mão de obra técnica, a distribuição dos serviços é feita por ordens de serviço em papel.
O papel determina o que deve ser feito ao chegar e ao sair do serviço solicitado. Dessa forma a logística desse papel atrasa muito as tomadas de decisões.
Seu cliente não pode esperar! Saia do papel e venha para o mundo digital.(conheça um case)
É necessário tecnologia e atitude!
Dor 4: Ter certeza que a visita ocorreu “in loco”
Um dos motivos das empresas manterem um gerenciamento de contas com um vendedor externo é a fidelização pela humanização e presença no cliente.
Através do relacionamento comercial é possível acompanhar os movimentos dos clientes e agir sempre para defender a conta e também expandir os negócios em cada cliente.
Uma coisa importante é ter certeza que as visitas estão sendo feitas “in loco”, pois com o tempo, o vendedor se acomoda e começa a tirar pedidos por telefone ou por e-mail.
Quem banca um vendedor na rua, não quer relacionamento virtual!!
É necessário tecnologia e atitude!
Dor 5: Falta de métricas da equipe
Medir produtividade é fundamental para evoluir uma equipe.
E como fazer para melhorar algo que não é medido?
A falta de métrica faz com que os gestores usem a intuição para fazer uma equipe evoluir, só que intuição está sujeita a erros.
O primeiro passo, e o mais importante, é definir as métricas chaves de produtividade.
Defina tudo aquilo que realmente importa em sua análise, como:
- Vendas ou números de OS;
- Quantidade de visitas;
- Pontualidade;
- Quilômetro rodado;
- Duração de visitas nos clientes;
- Feedback dos clientes sobre o atendimento.
Os indicadores apontam claramente o porquê alguns funcionários batem a meta e outros não.
Basta compará-los individualmente, que você irá observar as métricas de quem vende mais e de quem vende menos.
O papel do gestor é nivelar o time por cima!
É necessário tecnologia e atitude!
Dor 6: Reembolso das despesas gastas na rua pela equipe.
Muitas empresas fazem uso do carro do funcionário, e fazem reembolso por KM rodado.
Esse processo vale a pena para a empresa, pois ela não precisa investir em frota própria, nem fazer a gestão e manutenção desses veículos.
Por outro lado, montar um sistema de reembolso justo para ambas as partes, não é uma tarefa simples, e muito menos produtiva.
A maioria das empresas que faz este tipo de reembolso, pede ao funcionário para apresentar uma planilha de Excel, com as visitas realizadas e a quilometragem apontada pelo Google Maps.
Imagine o funcionário tendo que lembrar de trecho a trecho das rotas e marcar o km rodado de um mês inteiro.
É necessário tecnologia e atitude!
Em todas as dores eu deixei uma mensagem final “É necessário tecnologia e atitude”.
Atitude para mim é entender que você passa por esse tipo de problema, e saber que você pode resolver definitivamente se quiser.
Talvez você já tenha se acostumado a conviver com essas dores e isso não lhe incomode tanto. Talvez você esteja acomodado.
Mas se você estiver inconformado com essas dores e quiser ajuda, a tecnologia é a sua maior aliada.
A atitude depende de você, mas a tecnologia conte conosco 🙂
Tome atitude e venha fazer um teste gratuito!
Nós curamos essas dores com o uso da nossa tecnologia.
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