Fazer um plano de vendas que vai orientar toda a sua equipe externa não é tão complicado quanto parece, porém muitas empresas ainda não tem esse documento para se guiar.
O plano de vendas vai ditar o que acontece desde a definição das metas até o pós-vendas e experiência do cliente.
E é isso o que eu vou te mostrar neste post, com dicas e métodos simples para você criar ou atualizar o plano de vendas da sua equipe hoje mesmo:
Conteúdo
O que é um plano de vendas:
O plano de vendas é a sua estratégia de negócios alinhada em um documento.
Neste documento, o gestor escreve o processo de vendas que a empresa e sua equipe externa devem seguir, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-vendas.
Premissas para fazer um plano de vendas
Antes de começar a fazer um plano de vendas, é preciso que os processos dentro da sua equipe externa estejam organizados.
E é necessário que os seguintes pilares estejam concretos:
- O foco da equipe;
- Perfil do vendedor;
- Modelo de remuneração;
- Tecnologia a ser utilizada em campo.
Todos esses pontos foram detalhados no último post, então caso você não tenha lido, leia depois de terminar este.
Vale a pena vender Porta a Porta (PAP)? Treinamento para Vendedores
Como Fazer um Plano de vendas
1. Mapeamento de território
Precisa estar claro para a empresa com quem ela vai trabalhar.
Antes de iniciar o processo de vendas, construa sua base de dados e trace o seu público-alvo.
A partir de fontes de informações como o IBGE, você adquire dados demográficos da região em que atua.
Só com isso, você consegue planejar o preço do seu produto/serviço e a eficiência logística.
Eficiência logística porque conhecendo o território geográfico, você pode simular rotas, estipular tempo de chegada ao cliente, entre outras coisas.
Somado com a inteligência de um sistema de gestão de equipes externas, o gestor é capaz de roteirizar as melhores rotas para os seus vendedores, otimizando tempo e dinheiro de combustível.
No Contele Teams, o gestor tem acesso à função de Auto Planejamento, que permite agendar visitas em massa automaticamente para os vendedores que estão mais próximos do cliente no momento.
2. Processo de vendas
O processo de vendas está totalmente ligado com ações que terão impacto direto na interação com seu cliente, e refletirão no:
- Número de vendas;
- Tempo em cada visita;
- Feedback dos clientes;
Antes de mais nada, precisa haver uma padronização na forma em que seus vendedores externos se apresentam.
Em outro post do blog, eu abordo mais a questão:
A Melhor Estratégia Para Alinhar Uma Equipe de Vendas
Depois disso, é preciso padronizar a abordagem.
O maior erro que pode acontecer em uma equipe externa, principalmente de vendas, é não ter um script com argumentos e abordagens.
A partir de um bom pitch de vendas, você equilibra positivamente os resultados da sua equipe.
Dessa forma não irá acontecer o clássico exemplo de 20% da equipe trazendo 80% dos resultados.
Pitch de Vendas Externas: 20% dos vendedores fazem 80% das vendas
3. Métricas do resultado
Depois de todo o plano feito, você precisa encontrar formas de metrificar os resultados da sua equipe.
As métricas serão importantes para o gestor tomar decisões, por isso, certifique de conseguir dados como:
- Número de visitas x Conversão;
- Tempo de deslocamento;
- Tempo médio no cliente;
- Aferição dos checklists;
- Entre outras coisas;
Hoje em dia, existem inúmeros sistemas de gestão que fazem essa apuração para você, economizando tempo e entregando as informações que você precisa.
No Contele Teams, você tem acesso a um Dashboard de Produtividade que apresenta as principais informações que você precisa quando abre o sistema, como:
- Visitas Completas e Incompletas;
- Formulários respondidos;
- Duração média da visita;
- Reembolso total, por km e avulso;
- E mais.
Caso você queira turbinar a gestão de equipes externas da sua empresa, experimente o Contele Teams gratuitamente por um período.
Aplique assim o seu plano de vendas da melhor forma possível.
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