Para fazer uma gestão eficiente de equipes externas, o gestor precisa estar atento a tudo e não cometer alguns erros graves.
Neste post, vou listar 8 erros graves na gestão de equipes externas que não devem acontecer:
Conteúdo
1. Não fazer treinamento da equipe externa
O treinamento é uma ferramenta que serve para alinhar o trabalho da equipe externa.
Não realizar um treinamento periódico cria um ambiente de comodismo na empresa, o que faz com que a produtividade de cada colaborador diminua gradativamente sem que você perceba.
Para reverter esse cenário, o gestor precisa implantar uma cultura de treinamento na equipe externa, abordando tópicos essenciais para quem trabalha em campo, como:
- Técnicas de abordagem;
- Argumentações;
- Script para equipe externa;
- Metas e benefícios;
Na Contele, eu tenho o hábito de assistir as apresentações dos meus consultores, que são feitas em vídeo-chamadas.
Desta forma, eu consigo acompanhar tudo o que aconteceu e passar feedbacks efetivos.
2. Não ter uma estratégia de motivação
Em uma empresa, o que vai manter um técnico ou vendedor na equipe é o sentimento que ele tem muito a ganhar lá dentro.
Esse é um dos maiores erros graves na gestão de equipes externas.
E uma forma de chegar neste sentimento é através da motivação.
Mesmo que o funcionário externo goste do que faça, a falta de perspectiva e de ganhos dentro de uma empresa pode fazê-lo desistir, e por conta disso, devemos trabalhar bem:
- Metas;
- Benefícios.
Em uma conversa com Alexandre Lacava, ele complementa o assunto explicando que, como gestores, devemos saber aplicar a pressão certa na equipe externa.
3. Não fazer um processo seletivo estratégico
Com anos de know how, eu adquiri a capacidade de perceber as características que um profissional deve ter para trabalhar na minha empresa.
Bom, isso não precisa levar muito tempo.
Para você contratar a pessoa certa para a sua equipe externa, é necessário saber mapear as qualidades que esse profissional deve ter.
Feito isso, a chance de você contratar uma pessoa que trará resultados positivos para a equipe é alta.
4. Não ter um pitch de vendas definido
Essa dica é focada para vendedores, e tem relação com nossa primeira dica.
Sem exceção alguma, as melhores equipes que eu conheci, tinham um pitch de vendas.
Para quem não é familiarizado com o termo, pitch de vendas é o discurso que o vendedor usa para convencer alguém a comprar o seu produto ou serviço.
É um roteiro padronizado que foi testado, que você sabe que dá certo e que todos os vendedores usarão.
5. Não ter indicadores definidos
Se na sua gestão, o único indicador que você conhece é se o vendedor fez a venda ou não, ou se o técnico fez a visita ou não, está na hora de mudar.
Em uma visita, existem diversos dados que são possíveis de extrair, e que farão diferença na sua tomada de decisão.
Desde o agendamento da visita, até o envio da OS.
Neste post, eu apresento dicas de indicadores para utilizar na sua equipe externa.
6. Falta de planejamento de visitas
Deixar que o próprio funcionário faça o planejamento de visitas é um erro.
O colaborador já está trabalhando em campo, e atribuir a ele a tarefa de fazer o planejamento será desgastante, ocupará o seu tempo, e não garante que ele fará a melhor roteirização.
Sendo assim, o planejamento deve partir do gestor de equipes externas.
Para realizar o planejamento da melhor forma, o uso de tecnologia é imprescindível.
Com o Contele Gestor de Equipes, é possível realizar um planejamento em massa para todos os seus colaboradores, atribuindo visitas de acordo com sua proximidade do local.
7. Reembolsa o km rodado com valor fixo
Por comodidade, muitos gestores definem que o reembolso do km rodado deverá ser fixo, evitando ter que lidar com isso.
Porém, isto pode te fazer perder muito dinheiro, fazendo você pagar muito por quem rodou pouco, e pouco para quem rodou muito. Geralmente, a conta fica no negativo.
A forma mais inteligente de pagar o reembolso é através do quanto o funcionário rodou com o veículo.
Isso é possível através de um sistema que faz esse cálculo automaticamente para você, como o Contele Gestor de Equipes.
8. Utilizar papel na equipe
O papel é um dos elementos que mais te fazem gastar tempo.
Ele ocupa espaço físico, é difícil de procurar, e provavelmente você vai precisar transcrever alguma coisa para planilhas.
Hoje em dia, você consegue fazer no mínimo 95% das tarefas pelo computador e celular, inclusive ordens de serviço.
Nós já coletamos um depoimento com um gestor que migrou para o digital, e nos contou como essa escolha mudou a sua gestão.
Conclusão
Em cada um desses 8 erros, existem mais de 8 formas para contorná-los, e uma forma de solucioná-los de uma vez, é através de um sistema de equipes externas.
O Contele Gestor de Equipes é um sistema simples e intuitivo, que fornece informações precisas e confiáveis, como:
- Roteirização das visitas;
- Ordens de Serviços;
- Controle de Reembolso por KM Rodado;
- Abertura de Chamados;
- Entre outras coisas.
A melhor notícia é que para experimentar o sistema, você não precisa pagar nada!
Teste o Contele Gestor de Equipes de graça por um período, e veja sua equipe externa trabalhando com toda sua potência.
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