Antes de identificarmos se sua equipe externa encontra-se na zona de conforto, é importante entendermos o significado da zona de conforto.
Por definição, é vista como um conjunto de comportamentos e atitudes que um indivíduo ou grupo costuma ter, que não lhe causa nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco.
É uma espécie de “zona”, ambiente ou espaço, onde não nos sentimos ameaçados.
Para identificarmos se sua equipe externa está na zona de conforto, vou te fazer duas perguntas:
1) Sua equipe, ou parte dela, se encontra confortável? (S-N)
2) E você? Como gestor da sua equipe, se encontra assim também? (S-N)
Se a resposta das duas perguntas, respectivamente foram: SIM e SIM.
Tem uma frase de Chico Buarque que eu gosto muito:
Se você como líder, se encontra completamente na zona de conforto, quando sua empresa passar por uma reestruturação, você pode não estar nos planos.
Tome cuidado e repense!
Se a resposta das duas perguntas respectivamente são SIM e NÃO.
Temos um problema na sua liderança.
Se você age sempre ampliando a sua zona de conforto, (Acredite! A zona de conforto se expande ou se encolhe), você deveria estar servindo como EXEMPLO.
Se está dando EXEMPLO, porque sua equipe não o segue?
Pode estar faltando COBRANÇA, COMPARATIVO DE RESULTADOS E RECOMPENSAS.
A falta de COBRANÇA ou de IMPORTÂNCIA, alimenta o indivíduo ou subordinado a limitar sua zona de conforto. Afinal: Se não sou cobrado ou não me dão importância, para que eu vou me arriscar?
Isso é humano! Na posição de liderado você também agiria assim, mesmo que involuntariamente.
Cobre! Seja exigente! E valorize sua equipe externa!
IMPLANTE UM COMPARATIVO DE RESULTADOS
Uma coisa eu posso te afirmar: Ninguém gosta de ficar por baixo.
Então, um ranking e um comparativo de performance e resultados, são maneiras eficientes para não deixar, ou para tirar sua equipe externa da zona de conforto.
Lógico que esse ranking ganha “HIGHLIGHT” se atrelado a uma recompensa ou reconhecimento.
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Todos nós convivemos com a zona de conforto dentro de nós, cabe a nós expandi-la sempre e não se acomodar.
É um dever de um grande LÍDER não deixar sua equipe externa CONFORTÁVEL, sem coragem de se expandir.
Mesmo que no presente momento eles não entendam isso, no futuro irão reconhecer e te agradecer.
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