Posso instalar no Smartphone do meu funcionário, um aplicativo para controle de visitas? (Termo de responsabilidade para download)
Este assunto parece óbvio, mas não é! Nos EUA, com a popularização dos dispositivos móveis, Smartphones e Tablets, já é tendência ter funcionários que usam o dispositivo móvel pessoal para o trabalho.
Em inglês, a sigla que nomeia esse método é BYOD (Bring Your Own Device). Em português, o significado é “Traga o seu próprio dispositivo”.
Até aí não há problemas, mas quando falamos de rastreamento e monitoramento, a coisa pode mudar de figura, principalmente em território verde-amarelo.
Exatificando, não existe uma legislação específica vigente no Brasil, o nosso legislativo ainda não criou nada que aborde diretamente o tema “rastreamento e monitoramento de funcionários via GPS de dispositivo móvel”, isso porque estamos falando sobre tecnologias recentes.
Mas nada é totalmente liberado. O que existem hoje, são jurisprudências comuns a todo item e bem patrimonial. Logo, é permitido que a empresa rastreie, monitore,e até grave imagens para segurança e ou produtividade, desde que o aparelho seja um bem da empresa.
Você pode rastrear e monitorar um Smartphone que pertença ao seu funcionário, porém existem 03 regras essenciais, que devem ser praticadas para evitar problemas futuros, onde o judiciário poderá interpretar o seu rastreamento como invasão de privacidade, em caso de uma ação trabalhista ou cível que possa vir a ocorrer.
Conteúdo
Regra nº.01 – O rastreamento só pode acontecer dentro da jornada de trabalho.
Todo controle e monitoramento deve obedecer rigorosamente o contrato de trabalho e jamais pode estender a jornada de trabalho, mesmo que seja conveniente para ambos os lados.
Monitorar o Smartphone do seu funcionário, fora da jornada de trabalho, é uma invasão de privacidade,e é proibido por lei.
Procure instalar sistemas de controle, que permitam o rastreamento de acordo com a jornada de trabalho de seu funcionário, como nesse exemplo:
*imagem extraída do Contele Gestor de Equipes
Observe na imagem acima que os dias de sábado e domingo estão excluídos, e o intervalo de horas está determinado conforme a jornada de trabalho do funcionário.
Regra nº.02 – A instalação do aplicativo para controle de visitas deve ser feita somente com autorização formal do funcionário.
A instalação de um aplicativo para controle de visitas, requer anuência, concordância e benefício por parte do seu funcionário para que ele instale em seu próprio aparelho.
Se isso é uma realidade, o próximo passo é formalizar essa situação através de um termo de autorização, de modo que amanhã, nada possa ser questionado sobre esse assunto.
Faça o download do termo de autorização para instalação do Contele GE no smartphone particular clicando aqui.
Caso seu funcionário não queira assinar esse termo, não recomendo que seja implantada a ferramenta sobre “coação” ou “ameaça”, porque o uso do aplicativo tem que ser bom para ambas as partes.
Regra nº.03 – Deve haver a possibilidade de ficar “invisível”, caso o funcionário solicite.
O aplicativo deve ter uma funcionalidade que permita dar logout caso o funcionário deseje, pois isso possibilitará maior transparência no uso da solução, e caracterizará boa fé na relação e na intenção de uso do aplicativo.
Vamos supor que seu funcionário tenha que ir a uma consulta médica, nesse caso ele poderia dar logout no aplicativo, e não haveria nenhum tipo de “invasão” por parte da empresa.
Veja essa imagem:
*imagem extraída do Contele Equipes
Observe na imagem acima onde o funcionário pode fazer logout e login quando desejar, ficando preservada sua privacidade, caso ele esteja afastado do trabalho.
Se o Smartphone for da sua empresa, também existem cuidados a serem tomados para que não haja futuros problemas, para saber mais clique aqui.
Aplicativo para Controle e Relatórios de Visitas
O APP Gestor Contele é a versão mobile do sistema Contele Gestor de Equipes para gestores e supervisores.
O aplicativo está disponível na App Store (iOS) e Google Play (Android).
Utilizar um aplicativo que aumente a gestão e controle de visitas online, tudo em tempo real, é essencial para a sua empresa.
No APP, o gestor tem acesso a todas as visitas realizadas, pendentes e em andamento, tendo total controle do dia a dia da equipe de vendas, prestação de serviço e promoção.
O gestor ainda pode agendar novas visitas pelo app, roteirizar e planejar a rotina da sua equipe externa.
Gravei um Webinar para o meu canal Tudo sobre Gestão de Equipes, mostrando todas as funcionalidades do APP. Vale a pena dar uma olhada:
Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas
Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp
Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.
Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!
P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!