Montar equipes de vendas de alta performance não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Por mais que existam várias pessoas trabalhando no backoffice, o vendedor é e sempre será a face da empresa para os clientes.

Ele é o responsável tanto por gerar vendas, como também para encatar o público.

Sabendo dessa importância, eu convidei o CRO da Top Doctors México, André Santana, para compartilhar dicas sobre como formar e gerenciar uma equipe de vendas produtiva.

A importância de manter equipes de vendas em alta performance

Uma equipe de vendas bem estruturada faz toda a diferença.

Quando temos um time motivado e eficiente, a produtividade aumenta, as metas são alcançadas, e a satisfação do cliente aumenta.

E o primeiro passo para se ter isso, é fazendo uma boa seleção desses profissionais.

Como fazer a seleção de vendedores para sua equipe

Primeiramente, deve-se selecionar os profissionais certos.

O André, por exemplo, sempre busca por pessoas proativas, com excelente comunicação e resiliência.

E para evitar contratações erradas, ele realiza entrevistas onde simula situações reais de vendas.

Dessa forma, ele evita contratar o vendedor que ele apelida de “ator”: Quem tem um discurso bem elaborado, mas falha na execução.

Porém, André dá um puxão de orelha nas empresas. Muitas vezes, as descrições de vagas são irreais e acabam atraindo candidatos que não se encaixam na realidade da empresa.

Se você quer contratar o profissional certo, precisa começar com uma descrição de trabalho clara e realista.

André Santana

Como desenvolver cada vendedor da equipe externa?

Contratado, o vendedor precisa passar por um treinamento para conhecer o produto e manter-se motivado.

Não adianta apenas entregar um script de vendas, bater nas costas do indivíduo e colocar ele em campo às pressas.

Por isso, André implementou uma jornada de desenvolvimento que começa com treinamentos básicos e avança para habilidades mais complexas.

André destaca a importância de tratar cada vendedor como um “bebê” que precisa ser guiado e nutrido até alcançar a maturidade profissional.

Passo a passo da jornada de desenvolvimento do vendedor

  1. Familiarizar o novo vendedor com a cultura e os valores da empresa.
  2. Desenvolver habilidades fundamentais de vendas.
  3. Aprimorar habilidades e preparar para desafios mais complexos.
  4. Garantir que os vendedores estejam constantemente melhorando e adaptando suas habilidades.
  5. Transformar vendedores em líderes e mentores.

Quando um vendedor se transforma em um líder, ele se torna apto a repetir esse processo com novos integrantes da equipe.

E por fim, o André garante que todos estejam preparados para oferecer o melhor desempenho possível.

Como elaborar uma política de remuneração e premiação motivadora?

A remuneração bem planejada pode mover montanhas.

Além do salário base, o gestor de equipes externas deve oferecer comissões e prêmios que refletem o desempenho individual e coletivo.

O André, por exemplo, desenvolveu um sistema de remuneração na Top Doctors que recompensa os vendedores em cada etapa do processo de vendas.

Desde a geração de leads, até o fechamento do negócio.

Premiar a jornada como um todo, e não apenas o fechamento das vendas, promove um ambiente mais justo e motivador.

André Santana

Quais KPIs o gestor deve monitorar?

Para que o gestor possa premiar os vendedores, ele precisa acompanhar os indicadores que representam o desempenho da equipe.

Nesse sentido, os KPIs são essenciais para identificar áreas de melhoria e ajustar estratégias.

Na Top Doctors, André utiliza um sistema de CRM que permite monitorar as atividades dos vendedores, garantindo que as metas sejam alcançadas.

Entre os KPIs mais importantes para o André, estão:

  • Número de leads gerados;
  • Taxa de conversão;
  • Tempo médio de fechamento.

Quais resultados essa liderança trouxe?

Antes de trabalhar na Top Doctors, André ocupou cargo semelhante na Doctoralia, ainda no Brasil.

Ali, o seu trabalho ajudou a diminuir o turnover de vendedores e melhorar a eficiência das equipes.

Já na Top Doctors, no México, André aplicou o que aprendeu na empresa passada e refinou suas estratégias para se adaptar ao novo mercado latino-americano.

E o que ele pode perceber de resultados foi:

  • Formação de Líderes: Vários vendedores se tornaram líderes dentro da empresa, ajudando a multiplicar as boas práticas.
  • Melhoria Contínua: A equipe de vendas manteve um alto nível de performance, adaptando-se rapidamente a mudanças no mercado.

Lições aprendidas

Podemos perceber que, para formar uma equipe de vendas de alta performance, é preciso oferecer:

  • Treinamento contínuo;
  • Feedback regular;
  • Cultura de aprendizado.

A partir de agora, como você planeja implantar isso na sua equipe externa?

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Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE