Saber quais indicadores se deve utilizar para fazer a medição dos resultados, ou seja, KPI de equipes externas, vai dizer se sua gestão vai ser produtiva ou não.
Nesta Live, vamos explicar o conceito de KPI e mostrar como fazer um para a sua equipe externa.
O que é KPI
KPI significa Key Performance Indicator (em português, indicador-chave de desempenho), ou seja, são os indicadores utilizados para as tomadas de decisões.
Fazer a gestão sem indicadores concretos não levará a tomada de decisões certeiras.
Com KPI’s, você consegue acompanhar o desempenho de toda equipe externa, e por etapa.
Dessa forma, é possível identificar onde sua equipe precisa melhorar, e fazer uma ação de melhoria em cima disso.
Um exemplo do KPI utilizado na prática é no futebol.
Quem acompanha futebol sabe que os jogadores utilizam tops debaixo da camisa.
Esse top utiliza uma tecnologia que permite monitorar o desempenho do jogador, como quilômetros andados, batimentos cardíacos, entre outras coisas.
Com isso, o técnico pode fazer decisões assertivas e, até mesmo durante o jogo, fazer trocas estratégicas de jogadores.
Jogador utilizando top de monitoramento (Foto: Renan Muniz / Caldense)
KPI de Equipes Externas
Para a equipe externa não é diferente, você precisa pensar em indicadores que vão te ajudar nas tomadas de decisão.
Será que o seu vendedor faz poucas vendas? Será que o serviço realizado pelo seu técnico é feito da maneira correta?
Essas respostas você só vai encontrar através de KPI’s.
Leia também: Alta Performance na Equipe Externa: Como Alcançar Utilizando um Sistema de Gestão
Como definir os KPI’s para sua equipe externa?
Para isso, você precisa voltar ao começo e se perguntar:
- O que importa para sua empresa?
- O que sua equipe precisa fazer para atingir os seus objetivos?
A partir disso, você consegue estabelecer indicadores, e entre os exemplos posso dar:
- Número de visitas feitas (Válido para todas as equipes);
- Número de vendas feitas (Para equipe de vendas);
- Número de chamados resolvidos (equipe técnica);
- Duração média da visita (Válido para todas as equipes);
- Valor do reembolso (Válido para todas as equipes);
- Satisfação do cliente (Válido para todas as equipes);
- Taxa de conversão de leads;
- Etc;
Como tomar decisões a partir de KPI’s
Com KPI de equipes externas alimentadas, você consegue criar cenários onde você percebe se a equipe externa está com um desempenho alto ou baixo.
Estipule cenários ideais, como por exemplo:
- O vendedor que faz mais visitas, realiza mais vendas?
- Qual a taxa de conversão do vendedor com menos visitas?
Com isso, você toma decisões, como por exemplo:
- Reforçar o treinamento para quem vende pouco;
- Distribuir melhor as visitas;
- Calcular novamente o gasto de reembolso por km rodado;
- Estipular um script de vendas ou de equipes técnicas;
Leia também: Treinamento para Equipes de Vendas e Pós-Vendas
Conteúdo
Mas afinal, como medir os KPI’s?
Vou direto ao ponto: Com tecnologia.
Hoje em dia, somente com softwares e aplicativos é possível gerar esses dados indicadores.
Pela internet, você vai encontrar soluções gratuitas e pagas, isso vai de acordo com o quanto você quer investir.
Caso queira começar com uma gratuita, você pode utilizar o Google Formulários e Google Planilhas e usar a criatividade para conseguir gerar dados.
Investindo em uma solução paga, você encontra o Contele Gestor de Equipes.
O Contele Gestor de Equipes é um sistema tanto para o gestor, como para a equipe externa.
Através das atividades do funcionário externo durante o trabalho, ele envia pontos de localização, preenche formulários, registra entrada e saída de uma visita, entre outras coisas.
Tudo isso é feito através do aplicativo do funcionário, o Contele Equipes.
Todos esses dados chegam no sistema do gestor, onde eles são organizados e mostrados através de relatórios e dashboards.
Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes
Com essas informações à mão, a sua equipe externa terá a possibilidade de aumentar a produtividade e alcançar seus objetivos.
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