Se você é gestor de uma equipe técnica, sabe da importância de um atendimento eficaz e bem feito. Quando isso isso não acontece, o técnico é obrigado a retornar no cliente para resolver pendências. No post de hoje, chamei o Gerente de Produto, Marco Antonio, para mostrar como montar um Manual de Visita Técnica utilizando o Contele Gestor de Equipes.
Conteúdo
O que é o Manual de Visita Técnica?
O Manual de Visita Técnica, nada mais é do que um formulário bem detalhado de todas as ações que o técnico da equipe deve fazer no atendimento.
A ideia é fazer com que o técnico tenha em mãos, todos os processos que devem ser realizados na visita, sem precisar ficar se lembrando de tudo.
Se o manual do seu técnico é a lembrança dele, suas visitas estão sujeitas à falhas.
O manual da visita técnica tem a função de garantir que, todo atendimento da equipe, seja realizado da melhor forma.
Além disso, ajuda a todos os técnicos a ter um atendimento nivelado por cima, com o mesmo padrão de qualidade.
Como o Manual ajuda na Produtividade da Equipe?
É muito comum na rotina de uma equipe técnica, o colaborador voltar para um atendimento anterior para finalizar ou corrigir alguma tarefa.
Mas isso não é saudável para produtividade do seu time!
Isso acontece, porque o atendimento técnico não é um processo simples, e exige muita concentração.
O formulário é a solução, pois nele, pode ser colocado itens de cada ação da visita para que o técnico sinalize o que foi feito.
Quanto mais ações do técnico na visita o formulário contemplar, maior a garantia de que o atendimento será bem realizado.
Mais uma tarefa na rotina do técnico?
De maneira alguma!
Preencher o formulário, é uma tarefa simples que o técnico pode completar em poucos minutos.
Ou se preferir, ele pode dar um “Check” em cada item, conforme executar as tarefas.
Formulário Digital
A gestão evoluiu, e com tempo percebemos como digitalizar todos os processos de uma equipe técnica, ajuda na produtividade do time.
Por isso, um formulário pode e deve ser feito de forma digital, mesmo que você não tenha um sistema de gestão de equipes externas.
Eu já mostrei em uma live como utilizar o Google Forms, para montar esse manual da visita:
Sistema de Gestão de Equipes Externas
Em uma ferramenta de gestão de equipe externa, o checklist é apenas parte do processo.
Além de ser digital, formulário ainda pode ser assinado pelo seu técnico, e permite o envio de fotos como outra maneira de comprovar o trabalho.
Com todos esses recursos, você passa a ter uma equipe eficiente e com qualidade no atendimento.
Além disso, sua equipe técnica ganha em produtividade, pois assim, utiliza o tempo para realizar novas visitas e não para atender recall.
Conheça o Contele Gestor de Equipes e saiba como um sistema de gestão ajuda no gerenciamento da sua equipe técnica:
Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas
Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp
Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.
Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!
P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!