Se você é gestor de uma equipe técnica, sabe da importância de um atendimento eficaz e bem feito. Quando isso isso não acontece, o técnico é obrigado a retornar no cliente para resolver pendências. No post de hoje, chamei o Gerente de Produto, Marco Antonio, para mostrar como montar um Manual de Visita Técnica utilizando o Contele Gestor de Equipes.

O que é o Manual de Visita Técnica?

O Manual de Visita Técnica, nada mais é do que um formulário bem detalhado de todas as ações que o técnico da equipe deve fazer no atendimento. 

A ideia é fazer com que o técnico tenha em mãos, todos os processos que devem ser realizados na visita, sem precisar ficar se lembrando de tudo.

Se o manual do seu técnico é a lembrança dele, suas visitas estão sujeitas à falhas.

O manual da visita técnica tem a função de garantir que, todo atendimento da equipe, seja realizado da melhor forma.

Além disso, ajuda a todos os técnicos a ter um atendimento nivelado por cima, com o mesmo padrão de qualidade.

Como o Manual ajuda na Produtividade da Equipe?

É muito comum na rotina de uma equipe técnica, o colaborador voltar para um atendimento anterior para finalizar ou corrigir alguma tarefa.

Mas isso não é saudável para produtividade do seu time!

Isso acontece, porque o atendimento técnico não é um processo simples, e exige muita concentração.

O formulário é a solução, pois nele, pode ser colocado itens de cada ação da visita para que o técnico sinalize o que foi feito.

Quanto mais ações do técnico na visita o formulário contemplar, maior a garantia de que o atendimento será bem realizado.

Mais uma tarefa na rotina do técnico?

De maneira alguma!

Preencher o formulário, é uma tarefa simples que o técnico pode completar em poucos minutos.

Ou se preferir, ele pode dar um “Check” em cada item, conforme executar as tarefas.

Formulário Digital

A gestão evoluiu, e com tempo percebemos como digitalizar todos os processos de uma equipe técnica, ajuda na produtividade do time.

Por isso, um formulário pode e deve ser feito de forma digital, mesmo que você não tenha um sistema de gestão de equipes externas.

Eu já mostrei em uma live como utilizar o Google Forms, para montar esse manual da visita:

Sistema de Gestão de Equipes Externas

Em uma ferramenta de gestão de equipe externa, o checklist é apenas parte do processo.

Além de ser digital, formulário ainda pode ser assinado pelo seu técnico, e permite o envio de fotos como outra maneira de comprovar o trabalho.

Com todos esses recursos, você passa a ter uma equipe eficiente e com qualidade no atendimento.

Além disso, sua equipe técnica ganha em produtividade, pois assim, utiliza o tempo para realizar novas visitas e não para atender recall.

Conheça o Contele Gestor de Equipes e saiba como um sistema de gestão ajuda no gerenciamento da sua equipe técnica:

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele Teams