O Novo Coronavírus pegou todo o mundo de surpresa, e medidas de quarentena foram tomadas para reduzir a propagação do vírus. Agora, quem faz a gestão de equipes externas, enfrentará novos desafios. O principal deles, é manter a alta produtividade dos funcionários em home office. Nesse vídeo, eu vou dar algumas dicas de como usar o Contele Gestor de Equipes para aumentar a produtividade no home office:
Conteúdo
Dicas para o trabalho Home Office
Todo mundo vai sentir a diferença entre a rotina comum de trabalho e o home office.
Mas se você trabalha em ambiente externo, a diferença é gritante!
A dinâmica do trabalho Home Office, é completamente diferente, e exige muita disciplina para ser um ambiente saudável e produtivo.
Eu, que trabalho nesse formato há 2 anos, sei como precisamos conhecer diversas maneiras novas de manter o foco e atenção para o trabalho em casa.
Como meu objetivo é sempre facilitar a vida do gestor, eu vou deixar aqui, 4 dicas de como se manter produtivo trabalhando em casa:
- Tome banho, café da manhã e se arrume para o início do home office;
- Reserve um ambiente isolado para trabalhar;
- Seja fiel ao horário de iniciar, pausar e terminar a jornada;
- Tenha um checklist das atividades do dia.
Esses 4 passos parecem óbvios, mas acredite:
Para quem está acostumado a trabalhar com na rua, precisar se manter em quarentena, pode ser uma mudança drástica.
Por isso, aconselho fortemente que você faça esse checklist.
Como o Contele Gestor de Equipes pode ajudar no trabalho Home Office?
O Contele Gestor de Equipes é um software para gestão e controle de equipes externas.
O sistema tem recursos para registrar visitas, check-in e check-out, formulários, fotos, etc.
É perfeitamente possível adaptar um sistema como esse, para manter a disciplina de uma equipe externa, que agora trabalha em casa.
Listei 2 ações que você pode fazer com o software:
1. Check-in e Check-out diariamente em casa:
Agende duas visitas por dia no Contele Gestor de Equipes, uma para registrar a jornada de trabalho (ex: 08h às 18h) e outra para registrar o horário de almoço (ex: 12h às 13h30).
Desta forma, seu colaborador vai organizar mentalmente sua jornada, e não vai deixar que o trabalho em casa interfira em sua rotina de trabalho.
Isso é muito importante para evitar improdutividade e, também, para evitar que a empresa exagere nas demandas no horário de trabalho do funcionário.
Ontem mesmo, li uma matéria no UOL, questionando eventuais abusos que os funcionários podem sofrer com a jornada home office:
Através do Contele Gestor de Equipes, você pode definir a jornada de trabalho da sua equipe e garantir que não haverão horas adicionais registrando tudo no sistema.
2. Checklist diário com as rotinas:
Quando comecei a trabalhar em casa, tive grandes dificuldades em definir o que era prioridade no dia, e por onde começar.
No fim do dia, não conseguia ter uma visão do que fato foi realizado e, consequentemente, quais seriam minhas prioridades para o dia seguinte.
Consegui resolver esse problema, com um simples checklist para as tarefas diárias.
Agora, coloco minha rotina em dia, e sei exatamente o que fazer, e em qual momento.
Mesmo após me acostumar com a rotina, por questão de disciplina, eu continuo realizando o checklist.
Sugiro fazer dois checklists diário com sua equipe, um com rotinas básicas, como no exemplo do vídeo acima, outro com as atividades da empresa:
Exemplos de rotinas básicas:
- Tomar um banho;
- Tomar café;
- Se vestir para o trabalho;
Você pode achar ridículo, mas acredite, funciona!
Exemplos de rotina da empresa:
- Ligar para o cliente;
- Pedidos efetuados;
- Atendimentos remotos.
Essas simples ações podem parecer simples e óbvias, mas se você costuma trabalhar em ambiente externo e agora, precisa cumprir a quarentena, com certeza já está sentindo os efeitos dessa mudança.
Por isso, tenho certeza que essas dicas serão ser essenciais para uma rápida adaptação à nova rotina mantendo a produtividade.
Assim como você, eu espero que essa fase passe o quanto antes, e que todos possam retomar suas atividades com saúde.
Contele Gestor de Equipes
Conheça o Contele Gestor de Equipes e saiba como uma ferramenta de gestão pode ajudar na produtividade da sua equipe externa.
Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas
Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp
Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.
Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!
P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!