A gestão do tempo e da produtividade é algo pouco trabalhado nas empresas, mas que pode gerar resultados incríveis.

Isso, nada mais é que, o planejamento de tudo que será feito na visita. 

Tudo deve ser planejado! O tempo de deslocamento, a quantidade e a duração dessas visitas.

No vídeo abaixo, eu mostro como a gestão do tempo e da produtividade é capaz de triplicar a quantidade de visitas da equipe externa:

Trecho retirado da Live O básico sobre gestão de equipes externas

“Armadilhas” nas visitas aos clientes

Existem algumas “armadilhas” nas visitas aos clientes que tomam tempo no trabalho externo.

No dia a dia, é normal um cliente ou outro querer conversas sobre assuntos que não tem relação com a visita.

É claro que o seu funcionário não precisa ser grosseiro, mas sim direto e objetivo.

Inclusive, se esse tipo de conversa faz parte da relação com o cliente, é perfeitamente possível dimensionar e controlar esse tempo de bate papo.

3 Pilares da Gestão do Tempo de Equipes Externas:

Com 16 anos de experiência ajudando empresas que possuem equipes externas, aprendi que é gestão do tempo organizar:

  • Quantidade de visitas que devem ser realizadas;
  • Tempo de deslocamento do funcionário;
  • Tempo médio que deve durar a visita.

A partir do momento que você trabalha dessa forma, a sua equipe externa se forna eficiente e rápida.

Quantidade de visitas que devem ser realizadas;

Se você trabalha com vendas, eu tenho certeza que a regra é: quanto mais, melhor.

O que poucos gestores sabem é que, tratar a não venda é tão importante para os resultados quanto o que foi vendido. 

Por isso, gerenciar a cadência de visitas com está diretamente relacionado a produtividade, e a gestão do tempo vai ser essencial para que sua equipe faça bom proveito do recurso produzindo mais em menos tempo. 

Fiz um vídeo para meu canal falando sobre a cadência de vendas e leads inativos, dá uma olhada:

Se sua equipe externa tem carteiras de clientes, você já deve ter encontrado muitas dificuldades para gerenciar suas carteiras.


A relação “cliente x funcionário muda muito, e por isso precisa haver um “intermediário” na relação, o que no Contele Gestor de Equipes chamamos de “carteira virtual”.

A carteira virtual se relaciona com funcionários e com clientes, simultaneamente, e permite trocas de funcionários de forma imediata.

Assim, a empresa não perde tempo de atividade para organização quando um funcionário se ausenta por algum motivo. 

Tempo de deslocamento do funcionário

Para o bom gerenciamento do tempo, é necessário que a equipe saia para a rua sabendo exatamente os locais onde deve ir, e qual o caminho ajudará a chegar mais rápido.

Esse deslocamento do funcionário precisa sem pensado e planeado, visando a Melhor Rota entre as visitas.

Uma forma de roteirizar essas visitas, é utilizando o próprio Google Maps, e adicionando o link da rota na agenda do funcionário.

Em um live recente do meu canal, expliquei bem como isso pode ser feito:

Isso também pode ser feito por um sistema de gestão de equipes, que mostra a melhor rota do funcionário com as visitas marcadas para o dia.

Planejamento do Contele Gestor de Equipes

Ainda falando sobre roteirização da equipe externa, fiz esse post aqui para o blog:

Roteirização de Vendedores Externos: Sua empresa perde muito sem isso

Tempo médio que deve durar a visita

Além de saber quais visitas e por onde ir, para boa gestão do tempo, é importante que seu funcionário tenha uma lista de quais tarefas devem ser feitas na visita.

Assim, fica bem mais fácil saber qual o tempo mínimo gasto em cada atividade e, consequentemente, qual mínimo de visitas que é possível fazer em um dia de trabalho da sua equipe.

Com o sistema Contele Gestor de Equipes, além do checklist, o funcionário ainda conta com um formulário personalizado e fotos da visita para dar mais segurança sobre o que foi realizado na atividade.

Imagem retirada do Contele Gestor de Equipes

Veja a transformação

Todos esses métodos de gestão de tempo podem parecer inviáveis de aplicar em uma equipe que já está em atividade, mas garanto, o resultado é imediato!

Para isso, o gestor e a equipe precisam ter o comprometimento em seguir a rotina alimentando o sistema com todas as informações necessárias.

Tendo os indicadores de tempo e produtividade da sua equipe, o caminho estará livre para analisar seu time, entender onde estão os erros e trabalhar pela transformação.

A partir disso, sua equipe fará mais visitas em menos tempo podendo aumentar  a produtividade da equipe e alcançar os resultados com mais facilidade.

E o melhor de tudo: As visitas serão feitas com mais qualidade!

Conheca o Contele Gestor de Equipes

Conheça mais do Contele Gestor de Equipes, e saiba como um sistema simples e eficaz faz toda a diferença na gestão do tempo da sua equipe externa:

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele Teams