Gestores de trade marketing também sofrem com problemas que atingem outros tipos de equipes externas. A falta de roteirização de promotores e inteligência na gestão da equipe de promotores prejudica o desempenho e a produtividade de quem trabalha externamente.
O dia a dia de quem trabalha na rua é corrido, e para quem gerencia a equipe não é diferente.
Tudo isso, faz passar despercebido os prejuízos financeiros e materiais que a empresa tem pela falta de roteirização.
Então, no post de hoje vou te explicar como fazer a roteirização de promotores.
O que é roteirização?
A roteirização é um processo de otimizar rotas, em nível operacional, considerando percursos urbanos, intermunicipais, interestaduais ou internacionais.
O setor de logística é um dos maiores responsáveis pelos processos de roteirização, pois por meio desses, é possível reduzir:
- Tempo de deslocamento;
- Custos de combustível;
- Acidentes e multas.
O processo de roteirização pode muito bem ser utilizado em equipes de campo, principalmente para promotores de venda.
Trade Marketing e Tecnologia
No post da semana passada, mostrei sobre a necessidade da tecnologia no PDV para a gestão de trade marketing.
Acontece que, para algumas empresas, basta utilizar a tecnologia no ponto de vendas e está tudo ok.
Não é bem assim que as coisas devem ser.
A tecnologia pode fazer muito mais por um promotor de vendas, antes mesmo de chegar em sua visita.
É preciso que os gestores entendam que tecnologia não serve apenas para ter o promotor de vendas monitorado via GPS, mas também para roteirizar e aumentar a sua produtividade.
Além disso, a tecnologia de roteirização valoriza o promotor, que é a peça-chave da operação de trade marketing.
Um promotor sem roteirização é mais uma pessoa parada no trânsito caótico, passando nervoso e reclamando da vida.
Com o promotor valorizado, os resultados das estratégias no PDV irão para a lua!!!
E quando falo sobre valorização, não estou dizendo que você deve ser o principal agente motivador da sua empresa externa.
Recentemente fiz um vídeo sobre a motivação da sua equipe externa para o meu canal sobre gestão de equipes externas. Vale a pena dar uma olhada:
Como fazer a Roteirização do Promotor?
Com a tecnologia do Contele Gestor de Equipes, o seu promotor tem uma roteirização inteligente fornecida pelo sistema, baseada nos pontos de vendas que irá visitar no dia.
No sistema, para fazer a roteirização do promotor, basta o gestor fazer o planejamento de visitas e utilizar a função de ‘’Melhor Rota’’.
Com a tecnologia do Google Maps, o sistema fornecerá a rota e ordem mais rápida para as visitas, poupando tempo e combustível.
Pelo smartphone, o promotor receberá as visitas do dia, podendo utilizar o Google Maps, Waze e Uber para fazer a rota mais rápida, considerando o trânsito do momento.
A tecnologia, como a do Contele Gestor de Equipes, é o caminho certo para roteirização de promotores, visando o aumento de produtividade e redução de custos.
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