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É muito importante compreendermos que a tecnologia é um “meio” de tornar as coisas mais eficientes na gestão da sua força de vendas.
Os problemas comuns na gestão da força de vendas externas se agravam conforme o tamanho da sua equipe.
Uma equipe maior vai amplificando os problemas e a tecnologia “cai como uma luva” para facilitar a vida do gestor.
Vou abordar 3 problemas comuns de quem faz a gestão da força de vendas externas, e exemplificar como a tecnologia irá ajudá-lo no dia a dia.
Conteúdo
1. “Onde está a força de vendas?”
Em tempos de alta tecnologia por GPS, vejo muitas equipes perdendo tempo com o gestor ligando, um por um, para saber onde o seu funcionário está no momento, ou para saber aonde ele irá.
Numa equipe de dois ou três vendedores isso é até razoável, porém, numa equipe acima de cinco vendedores, esse trabalho já começa a ser desgastante.
Para o funcionário também é ruim esse cenário, pois muitas vezes ele é interrompido em uma visita para dar feedback, seja por telefone ou Whatsapp.
Em plena era do GPS no smartphone, é completamente possível saber aonde sua equipe está e quais são seus próximos locais de visitas.
A tecnologia do GPS fornece a localização do seu funcionário e uma agenda online para ajudá-lo a ter essa visão, em tempo real.
2. Feedback da visita online
Todo gestor gostaria de saber qual foi o resultado da visita do seu funcionário, de preferência em tempo real, certo? (Isso não depende de registro em CRM).
Simplificando, seria algo direto como:
- Vendeu ou não vendeu?
- Qual foi o valor negociado?
- Qual produto que o cliente comprou?
Essas respostas podem ser feitas de maneira “analógica”, um a um, por cada visita e por cada vendedor, ou você pode usar a tecnologia para listar essas respostas e receber a informação online via relatório.
Acredito que no método “analógico” toma-se muito tempo e acaba não sendo muito eficiente a qualidade da informação.
Montar um formulário com as respostas desejadas e ter esse feedback imediatamente após a visita é algo perfeitamente possível. Conheça aqui.
3. Medir esforços de vendas
O papel de todo gestor é explorar o máximo do seu time.
Posso fazer um paralelo para exemplificar usando o exemplo do futebol.
Hoje no final de cada jogo do campeonato brasileiro, sabemos quem correu mais, quem deu mais passes certos e errados, quem deu mais assistências, quem roubou mais bolas etc.
Todos nós sabemos quem fez o “gol”, porém, todos são medidos e seus indicadores são avaliados para que todo o time se mantenha em alto desempenho.
Isso só é possível com o uso da tecnologia. Todos os jogadores usam um chip que permite avaliar diversos dados de desempenho.
Na gestão da força de vendas, você deve medir os indicadores-chave da sua equipe:
Quantidade de visitas, duração média das visitas, visitas atrasadas, km rodado durante o mês, valor gasto com reembolso de estacionamento, etc.
Cruze essas informações com os resultado de vendas, e com isso, nivele sua equipe pelos melhores resultados.
Medir resultados da equipe somente será possível com o uso da tecnologia.
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