A liderança na gestão de pessoas é um grande sacrifício.
Sacrifício em servir ao outro sem que haja, na verdade, uma contrapartida imediata.
Não é simples assumir o desafio de liderança na gestão de pessoas, e não é para qualquer um.
É quase um chamado divino! (se não for mesmo)
Você tem que chamar para si as questões dos seus liderados que, naturalmente, não lhe dizem respeito.
Tudo passa a ser importante e importa! Quando você assume dentro de você essa missão de liderança, você chama para si muitas responsabilidades e não pode mais se omitir a nada que acontece com seu time.
Fácil? Nem um pouco…
Quero deixar um vídeo aqui, que fiz para o meu canal, sobre Liderança da equipe externa:
Se você leu até aqui e pensou: “Isso não é para mim”. Saia fora dessa missão imediatamente!
Se você se identificou, irei relacionar os três requisitos que considero fundamental numa boa liderança na gestão de pessoas:
- Ser bom comunicador;
- Ser agregador;
- Ser justo.
1) Ser bom comunicador
Confesso que esse é o meu maior desafio, mesmo sendo um comunicador digital, escrevendo e falando sempre para centenas de pessoas, no dia a dia vejo as pessoas não compreenderem algumas falas minhas.
O que aprendi na prática, é não ter preguiça de falar, nem encurtar frases. Fale o que você pensa e deseja, e também fale o que você não pensa e não deseja.
A comunicação clara é aquela que não deixa dúvidas e não causa interpretações paralelas.
Para isso, só existe um caminho: Deixar claro ao seu liderado o que pode e o que não pode acontecer.
2) Ser agregador
As pessoas naturalmente tendem a pensar primeiro em si.
Isso é inerente a natureza humana, porém, uma liderança tem que ser agregadora, e ter a capacidade de mostrar a todos o poder do coletivo.
Mais do que isso, têm que mostrar para todos que o coletivo é mais forte que o individual.
Simples? Nem um pouco…
Procure oportunidades de mostrar resultados coletivos sempre, e ganhe uma equipe nivelada por cima.
O principal sintoma de que sua equipe não está bem coletivamente, é quando 20% dos funcionários entregam 80% do resultado.
E para piorar, sua empresa coloca no pedestal apenas os três melhores…:(
Isso é um vício! Se estiver neste caminho, repense!
3) Ser justo
Não existe equipe sem conflitos!
O conflito e o contraditório são naturais em um grupo de pessoas.
O que faz a diferença é como o líder irá medir os conflitos.
Nada dói mais numa equipe do que o sentimento de injustiça.
Por outro lado, um líder justo tem o respeito de todos. (Veja o exemplo do técnico Tite, líder da Seleção Brasileira).
A dica é ser criterioso nas premiações e/ou punições. Faça sempre essa pergunta a você mesmo, para saber se a sua decisão é justa: “E se você fosse liderado, o que acharia de ouvir essa decisão?”
Para fechar nosso post, sendo um bom comunicador, agregador e justo, você sempre terá o seu time na palma da mão.
Gostou? Poste seu comentário aqui no blog, que eu terei o maior prazer em aprender com você.
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