Hoje falaremos sobre as possibilidades de fazer um checklist eficaz.
Em uma postagem anterior falei sobre a importância de colher informações das visitas realizadas pela sua equipe externa.
Para um check-list eficaz é preciso estabelecer as suas necessidades de colher informações, e as possibilidades de fazer perguntas e respostas assertivas.
Sobre as suas necessidades, deixo essa lição de casa para que você faça um estudo e um levantamento do que realmente importa para sua empresa.
Sobre as possibilidades de perguntas e respostas, vamos falar das principais situações que irão ajudá-lo a elaborar um formulário check-list eficaz para sua empresa:
1- Checklist para definir etapas concluídas:
Toda visita técnica ou comercial precisa cumprir um “ritual” de etapas, que quase sempre, por fazer repetidas vezes, o funcionário acaba pulando essas etapas, e o trabalho perde a excelência.
Para evitar isso, monte uma lista de etapas que seu funcionário tem que validar. Dessa forma, ele terá que recordar de todas as etapas, e a visita será perfeita!
Veja esse exemplo:
2- Perguntas estratégicas com respostas fechadas:
As perguntas fechadas servem para definir e avaliar itens junto ao seu cliente, fornecedor ou parceiro.
Somente uma resposta serve, e as demais opções são descartadas.
A maioria das respostas para perguntas fechadas é “SIM” ou “NÃO”. Contudo, existem outros formatos que são interessantes como nesse exemplo:
3- Avaliações por critério de notas
Avaliar uma prestação de serviço está em alta. As famosas “5 estrelas” estão cada dia mais, fazendo parte da vida das pessoas.
Se na sua operação é necessário avaliar a qualidade de itens, nada melhor que as “5 estrelas”, para mostrar de forma bem visual para quem analisa e bem prática para quem preenche a avaliação.
Veja esse modelo:
4- Campo numérico
Fazer análise dos preços da concorrência é algo da sua rotina?
Oriente suas pesquisas de acordo com as informações que são verdadeiramente importante para sua empresa, colocando nas pesquisas os concorrentes que você quer saber sobre as práticas de preço.
Um campo numérico serve para receber formatadas as respostas em números, para que não haja letras envolvidas que dificultam a análise.
O campo numérico tem outras aplicações, como medições e leitura de dados.
Veja esse exemplo:
5- Campo aberto
Quando o funcionário tem que emitir um “laudo” sobre a sua visita e suas informações não permitem uma pré-formatação ou tabulação, o campo aberto é o único caminho.
Dentro de uma operação, pode haver a necessidade de um comentário e o campo aberto é perfeito.
Veja esse exemplo.
Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas
Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp
Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.
Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!
P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!