Seja uma planilha ou sistema de prospecção de clientes, a sua empresa precisa de uma ferramenta para potencializar os resultados das vendas externas.
Neste post, vamos mostrar como uma planilha ou sistema pode te ajudar nessas tarefas, economizando tempo e otimizando as prospecções.
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O trabalho externo funciona em um ambiente caótico, com trânsito, distância entre os locais e diversas possibilidades de ocorrências no meio do caminho.
Diante dessa realidade, vejo 3 tipos de empresas que fazem prospecção:
Colocar um vendedor na rua, sem ele ter um planejamento das visitas bem estruturado, é desperdício de tempo e dinheiro.
O vendedor vai visitar aquele potencial cliente que tem na cabeça, com a rota que achar melhor e com o script de vendas que pensar na hora.
Obviamente, esse não é o melhor método.
É totalmente possível planejar a prospecção de clientes por meio de uma planilha.
A planilha de prospecção vai ajudar a sua empresa a organizar os clientes que serão prospectados, e qual o vendedor que vai realizar aquela visita.
Ainda sim, a planilha carece de algumas funções, como:
Esse é o melhor método para fazer a prospecção de clientes.
Um sistema pronto para a prospecção de clientes, como o Contele Teams, fornece diversas funcionalidades voltadas para agilizar o trabalho do gestor e do vendedor externo.
Hoje, a roteirização das visitas é fundamental quando se fala em prospecção de clientes, e essa é a principal vantagem de um sistema, em comparação com planilhas.
Além disso tudo, em um sistema, é possível criar um manual da visita de vendas, criando um script para o vendedor seguir na visita.
Agora que deu para entender que um software para a captação de clientes é a melhor ferramenta, vamos entender como funciona um sistema, na prática.
Para esse conteúdo, utilizaremos o Contele Teams como exemplo.
No Contele Gestor de Equipes, a sua empresa pode importar uma listagem de clientes, incluindo informações como o nome, endereço e CEP para geo localizar a sua base.
Você pode fazer essa importação de duas formas:
Essas são as formas mais rápidas de importar uma base, mas nada impede que você crie os locais para a prospecção um a um.
Um fator importante na importação de base de contatos é a categorização desses clientes, pois a segmentação de clientes te ajudará na hora de planejar as prospecções.
Com a base de dados no Contele Teams, basta criar um Planejamento em Massa, e definir quais vão ser os critérios da prospecção:
Com os critérios definidos, o algorítimo do Contele Teams vai roteirizar todas as prospecções, organizando as visitas pela melhor caminho.
Essa roteirização é responsável por aumentar a produtividade em até 27% dos vendedores externos, realizando mais visitas.
Após criar o planejamento e delegar as visitas, você poderá acompanhar o andamento das captações de cliente.
É muito importante esse follow-up, para você ter certeza de que o que foi planejado, está sendo executado.
O vendedor externo receberá todas as informações sobre as visitas no aplicativo, e saberá quais os clientes ele deve prospectar naquele dia.
Ativando a função de melhor rota no aplicativo, o vendedor poderá ver qual é a melhor rota até o cliente, escolhendo o aplicativo de preferência (Waze, GoogleMaps ou Uber).
Tudo isso facilita a chegada na prospecção, economizando tempo e combustível.
E quando o vendedor chega na visita, poderá seguir um script de vendas em formato de checklist e formulário, registrando tudo no aplicativo, e disponibilizando para o gestor no sistema.
Com a realização das visitas e registro 100% digital, sem planilhas, o gestor poderá acessar os resultados dessas prospecções nos relatórios disponíveis no sistema.
É facilitada também a exportação desses relatórios, caso a empresa queira utilizar em dashboards internos.
Essa é a melhor forma de prospectar os clientes: 100% digital, desde a importação da base de dados até a execução da visita.
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