A organização em equipes externas é um aspecto importante para garantir produtividade, reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente. Sem processos bem definidos, as empresas enfrentam atrasos, retrabalho e insatisfação dos clientes, comprometendo os resultados.
Neste artigo, vamos abordar os pilares da organização em equipes externas, desde a definição de funções até a gestão da mobilidade e o uso de tecnologia para otimizar processos.
Conteúdo
Uma equipe desorganizada pode gerar diversos problemas operacionais, mas uma equipe bem estruturada permite trabalhar com mais eficiência. Alguns dos principais benefícios de uma gestão organizada, incluem:
Antes de implementar melhorias na gestão da equipe externa, é importante entender os principais desafios enfrentados pelos gestores:
Depois de compreender os desafios enfrentados pelos gestores de equipes externas, é fundamental conhecer os principais aspectos que garantem uma operação organizada e eficiente.
A base da organização em equipes externas está na distribuição clara das funções. Um erro comum é o gestor assumir tarefas operacionais, deixando de lado o planejamento estratégico.
Como organizar as funções na equipe:
Quando cada colaborador entende função, a equipe se torna mais produtiva e evita desperdícios de tempo.
A comunicação desestruturada gera atrasos e confusão, e o erro mais comum é a não definição de canais específicos para cada tipo de mensagem.
Veja alguns dos canais que podem ser usados para organizar a comunicação:
Deixar a definição das rotas a critério do colaborador pode resultar em atrasos e aumento dos custos operacionais. O planejamento da mobilidade é essencial para garantir deslocamentos eficientes.
Dicas para otimizar a logística:
Um simples ajuste na logística pode aumentar a produtividade da equipe e reduzir desperdícios de tempo e recursos.
Toda equipe externa gera despesas, como deslocamentos, alimentação e compra de materiais. Sem um controle adequado, esses custos podem comprometer o orçamento da empresa.
E existem algumas ações que auxiliam a evitar problemas com o reembolso:
Uma gestão financeira organizada garante mais previsibilidade nos custos e evita desperdícios.
O atendimento ao cliente precisa ser padronizado para garantir um nível de qualidade constante. Empresas como McDonald’s seguem roteiros detalhados para manter a excelência no serviço.
Veja como estruturar o atendimento da equipe externa:
Com um atendimento mais estruturado, os clientes percebem uma equipe mais profissional e mais eficiente.
Para que a organização em equipes externas funcione de forma eficaz, o gestor vai precisar acompanhar os resultados e buscar oportunidades de melhoria. Algumas ações que podem ser feitas para avaliar o desempenho da equipe, são:
Se uma parte da sua equipe já é acima da média, o gestor pode identificar essas boas práticas e aplicá-las a todo o time.
E mesmo sem um grande orçamento, é possível usar ferramentas gratuitas para organizar processos e melhorar a comunicação. Algumas alternativas, são:
Um bom sistema de gestão de equipes externas vai permitir que o gestor visualize a localização da equipe, acompanhe visitas realizadas e obtenha relatórios detalhados.
Se você deseja levar a organização da sua equipe externa para outro nível, precisa de uma solução eficiente e prática. O Contele Teams é um sistema completo para gestão de equipes externas, oferecendo:
Com o Contele Teams, você elimina planilhas, reduz erros operacionais e melhora a produtividade da sua equipe.
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