A empregabilidade do funcionário externo passa por suas habilidades de adaptação, capacidade de produzir, conhecimentos técnicos, comportamentais e também como está o mercado de trabalho.
Neste post, vamos conversar sobre Empregabilidade do Funcionário Externo e o Mercado Atual:
Conteúdo
Empregabilidade é a capacidade de conseguir um novo emprego ou manter-se no atual.
Ou seja, é aquela pessoa que possui aptidões profissionais que o mercado de trabalho pede e deseja.
E, para que o profissional tenha essa qualidade, ele precisa sempre estar antenado com as mudanças mercadológicas.
Cada pessoa tem sua característica e personalidade, porém existem aspectos que podem aumentar sua empregabilidade diante a concorrência:
A vocação tem ligação pessoal direta.
Quando você se candidata para uma vaga que você gosta e tem facilidade em fazer, as chances de você ser contratado, aumentam significativamente.
É cada vez maior o número de casos de pessoas que são contratadas por sua capacidade em exercer o cargo, e ser dispensado por questões comportamentais.
Ter princípios e valores, respeitar o próximo e não “puxar o tapete” de ninguém, são características de um bom funcionário.
Equilibrar sua vida profissional com a pessoal, é essencial para você descansar nos momentos certos, diminuir o estresse, aumentar a criatividade e a qualidade de vida.
No momento em que estamos vivendo, muitas pessoas perderam seus empregos.
E, para garantir o sustento em tempos difíceis, ter uma reserva financeira é essencial para não perder a estabilidade emocional.
Networking é um termo em inglês para “criar relacionamentos”, e é uma ação que constrói relacionamentos profissionais.
Mesmo que você esteja empregado atualmente, criar networking te possibilita um leque de oportunidades que serão úteis algum dia, caso você queira ou precise mudar de emprego.
Acompanhar as tendências e inovações do mercado faz com que você adquira novas habilidades e tenha um diferencial na hora do desempate com outro candidato.
Hoje em dia, tecnologia é um conhecimento básico que um profissional externo deve ter.
Estar por dentro das novas ferramentas e se mostrar aberto a isso, pode ser decisivo.
Você pode alcançar esses conhecimentos por meio de cursos online.
Em decorrência da pandemia que passamos, muita coisa mudou.
Essas mudanças influenciam diretamente em como o profissional de equipes externas deve se comportar:
Com as pessoas trabalhando em home office, os escritórios comerciais acabaram se esvaziando.
Agora, mesmo com o retorno do trabalho presencial, ficou a dúvida para muitos gestores se o escritório é realmente importante para o trabalho.
Essa mudança atinge diretamente a questão da jornada de trabalho dos funcionários.
Certos segmentos estão voltando às atividades somente agora, como os eventos.
Os eventos são ferramentas ótimas para gerar networking e vendas, e ausência deles causou problemas para empresas que investem nesse ramo.
Com a crise, veio a diminuição de valor das empresas, com menos capital em caixa.
Para se manter em pé no mercado, é necessário se adaptar e fazer mais com menos.
É comum em situações assim de gestores buscarem profissionais versáteis e proativos para suprir mais setores.
Por conta das mudanças de hábitos para diminuir a contaminação, as visitas se tornaram não tão bem-vindas assim.
Por isso, é preciso ser estratégicos com as visitas e ter um forte argumento para realizá-las.
Em uma live para o canal, eu comentei mais sobre o Novo Mercado para a Gestão de Equipes Externas:
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