Sua equipe técnica visita clientes para consertar equipamentos? Se a resposta for sim, um cronograma de manutenção preventiva pode evitar muito retrabalho no futuro.
No entanto, muitos gestores ainda enfrentam dificuldade em manter esse processo funcionando.
Por isso, vou te passar dicas para colocar isso em prática e otimizar o tempo da sua equipe.
Conteúdo
A manutenção preventiva é importante para evitar falhas inesperadas e prolongar a vida útil dos equipamentos.
Afinal, existem negócios que a falha de um único equipamento pode representar um prejuízo milionário.
Imagine acontecer uma falha em uma linha de montagem de carros. Se isso acontecer, pode dar adeus a esse cliente.
Ao implementar um cronograma bem feito, você reduz a quantidade de chamados emergenciais e aumenta a satisfação do cliente.
Toda empresa que realiza serviços de instalação e reparos precisa de um cronograma de manutenção preventiva.
Entre os segmentos de empresas que precisam dele, estão:
Uma empresa de climatização, por exemplo, pode usar o cronograma para verificar filtros e sistemas elétricos em uma visita.
Percebe que, dessa forma, o funcionário consegue fazer um serviço muito mais completo?
Primeiramente, se pergunte: quais são os equipamentos que sua empresa trabalha? Quantos estão em estoque e com clientes?
Além disso, certifique-se de registrar:
Ter essas informações acessíveis e organizadas facilita o trabalho da sua equipe técnica, permitindo uma abordagem mais precisa e eficiente durante as visitas.
Cada equipamento possui uma frequência de manutenção diferente.
Analisar o uso de cada equipamento pode te ajudar a definir a periodicidade ideal, que pode ser:
Você pode usar – e combinar – dois critérios para priorizar clientes:
Por exemplo: consertar uma câmara fria é mais urgente do que consertar um ar condicionado de um escritório.
Para essa tarefa, é preciso ser analítico e usar o bom senso.
Uma agenda bem organizada é fundamental para a eficiência das suas visitas.
Planeje suas atividades mensais considerando a logística e o deslocamento.
Além disso, sempre comunique-se com o cliente com antecedência para garantir que eles estejam disponíveis no horário agendado.
Documente cada visita com fotos e relatórios do que foi realizado nela, e envie esses relatórios para os clientes mensalmente.
Isso não só demonstra profissionalismo, mas também evita questionamentos sobre a qualidade do serviço prestado.
A tecnologia é uma aliada poderosa na gestão de manutenção preventiva.
Utilize sistemas e aplicativos para gerenciar ordens de serviço e checklists digitais.
Isso facilita o acompanhamento das tarefas e garante que nenhum item seja esquecido.
Um aplicativo bem integrado permite que seus técnicos registrem tudo em tempo real, aumentando a precisão e a eficiência.
Se você tem interesse em digitalizar o cronograma de manutenção preventiva da sua equipe, tenho uma ótima notícia para dar.
Você pode testar grátis o Contele Gestor de Equipes na sua empresa!
Com ele, você pode criar cronogramas onlines que serão utilizados pelos seus funcionários em visita.
Além disso, o funcionário consegue gerar ordens de serviço com as informações que ele registrou no cliente.
Isso garante precisão nos registros, facilita o acompanhamento e melhora a comunicação com os clientes.
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